Busca do site
menu

Pesquisador da ENSP coordenará curso internacional sobre sinalização bacteriana

ícone facebook
Publicado em:12/03/2018
Por Irlan Peçanha

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio do edital de cursos internacionais de curta duração, irá promover o curso internacional sobre sinalização bacteriana, que acontecerá de 19 a 23 de março, das 9 às 16h, na sala 6 do Pavilhão Cardoso Fontes, em Manguinhos. O curso que será coordenado pelo chefe da pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Caetano Antunes. Segundo ele, a base do curso é um capítulo de livro recentemente publicado, no qual ele foi o autor sênior.

Pesquisador da ENSP coordenará curso internacional sobre sinalização bacterianaCaetano Antunes irá coordenar o curso Microbial Signaling. “O que eu espero alcançar com esse curso é dar maior atenção a uma área de pesquisa que ainda não é muito frutífera na Fiocruz, no Rio de Janeiro, e até mesmo no país. Formar alunos no assunto pode gerar uma maior visibilidade desta área, e pode resultar na imersão de projetos já em execução na instituição neste outro campo de pesquisa. Além disso, pretendo manter e aprofundar laços com pesquisadores internacionais nesta área, de modo que as colaborações já estabelecidas continuem e possam surgir novas interações.”

A referência do capítulo é a seguinte: PURSLEY, HINSHAW, WATERS, CHANDLER e ANTUNES. 2016. Microbial Signaling. In: Thiago Bruce Rodrigues, Amaro Emiliano Trindade Silva (Editores). Molecular Diversity of Environmental Prokaryotes. CRC Press, Boca Raton, p. 147-175.

Nesse capítulo ele foi acompanhado por Chris Waters, Professor Associado da Michigan State University, e Josie Chandler, Professora Assistente da University of Kansas. A Dra Chandler é quem estará no Brasil pra ministrar esse curso juntamente com o pesquisador, além de Rosana Ferreira, Professora Adjunta da UFRJ.

*Irlan Peçanha é jornalista do Centro de Referência Professor Hélio Fraga. 


Nenhum comentário para: Pesquisador da ENSP coordenará curso internacional sobre sinalização bacteriana