Nova edição do Boletim do Cetab/ENSP destaca importância de monitorar as ações da indústria

Publicada em
 
 
 

O Boletim 2 do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco já está on-line e traz, no editorial, texto do pesquisador Francisco Paumgartten, chefe do Laboratório de Toxicologia da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, sobre os riscos à saúde provocados pelos aditivos em cigarros. O artigo, assinado por Danielle Barata, do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, comenta o adiamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a competência da Anvisa para proibir a fabricação, importação, armazenamento e comercialização de produtos de tabaco. Na entrevista, Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, fala a respeito da importância dos Observatórios no monitoramento das estratégias e ações da indústria do tabaco. Acesse a publicação aqui.
 
A edição contém, ainda, reportagem sobre o lançamento do Centro de Conhecimento da FCTC em Bangkok, cujo propósito é rastrear a interferência da indústria do tabaco na reformulação de políticas públicas, e revela o encontro promovido pelo Secretariado, que reuniu mais de 50 participantes, para fortalecer a implementação do artigo 5.3 da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. Leia, ainda, a seção Radar, que traz os eventos da área, cursos e demais assuntos relacionados ao controle do tabaco.

Confira as edições anteriores no link à direta.
 
O Boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco
 
O artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco estabelece diretrizes voltadas à proteção de políticas públicas de saúde para o controle do tabaco dos interesses para a indústria. Para tal, o Cetab/ENSP/Fiocruz lançou o Observatório Sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, que reúne a base de dados acerca das estratégias empregadas pela indústria fumageira para resistir ao efetivo controle do tabaco no Brasil e no mundo. O Boletim do Observatório foi criado com o intuito de propagar e difundir as estratégias utilizadas por essa indústria, com base nos conteúdos produzidos pelo Observatório do Cetab/ENSP/Fiocruz. 
 
“O Observatório é mais um instrumento para confirmar a atuação da indústria do tabaco na tentativa de comprometer as ações que resultem em políticas efetivas de controle. Entre suas atividades, está a divulgação, por meio de boletins informativos, das ações de proteção das políticas antitabagistas dos interesses da indústria fumageira”, explicou Silvana Turci, coordenadora do Observatório do Cetab.
 
A publicação é trimestral e conta com apoio do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, da Vital Strategies, da União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares (The Union) e da Bloomberg Philanthropies.

Nenhum comentário para "Nova edição do Boletim do Cetab/ENSP destaca importância de monitorar as ações da indústria"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.