Busca do site
menu

ENSP comemora aniversário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com homenagens e Seminário de Ensino

ícone facebook
Publicado em:27/11/2017

ENSP comemora aniversário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com homenagens e Seminário de EnsinoSão cinco décadas pensando, criando e fazendo a Saúde Pública brasileira. Na próxima semana, a partir da quarta-feira, 29 de novembro, a ENSP celebrará o aniversário de 50 anos de seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública, além de promover uma série de debates sobre temas relativos à educação, qualificação e saúde no contexto do Seminário de Ensino 2017. São cinquenta anos marcados por muita luta. Desde a repressão dos militares às ameaças atuais de desfinanciamento, são diversos os desafios que professores, coordenadores, funcionários e alunos enfrentaram para fazer da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, referência internacional quando o tema é a produção acadêmica no campo da Saúde Coletiva. Além de homenagens e uma mesa de debates, será lançado o livreto comemorativo e um vídeo.

Formando, ao longo de todos esses anos, centenas de mestres e doutores e produzindo milhares de teses, dissertações, artigos, além da qualificação de profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), a pós-graduação da ENSP tem uma trajetória que se confunde com a de muitos dos que passaram por suas salas de aula, alguns começando na condição de alunos para depois se tornarem, também, professores e referências na área. Os ex-coordenadores do programa estarão presentes para os debates e homenagens na quarta-feira (29).

ENSP comemora aniversário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com homenagens e Seminário de Ensino

Também no dia 29, na parte da tarde, será realizado um Ceensp, na sala 410, com o título "Integridade em Pesquisa: problemas e desafios na condução e relato de estudos científicos".

ENSP comemora aniversário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com homenagens e Seminário de EnsinoNo dia 30, às 9 horas, no Salão internacional, haverá a mesa "Perspectivas para a formação humana na atualidade: desafios para o mestrado profissional", que contará com a palestra de Liliam do Valle, da Faculdade de Educação da Uerj, e as debatedoras Virgínia Hortale, pesquisadora da ENSP, Maria de Souza Gomes, coordenadora do mestrado profissional Saúde da criança e da mulher, do IFF, e será coordenada por Simone Oliveira, da ENSP. Também no Salão Internacional, às 14 horas, haverá a mesa "Perspectivas da formação humana na atualidade: desafios para o Lato Sensu e a Qualificação profissional",  com a palestra de Nara Maria Pimentel, do MEC, tendo como debatedoras Milta Neide Torrez, do CDEAD, Inês Nascimento Reis, da ENSP, e coordenada por Rafael Arouca, também da Escola.

Fechando a semana de eventos, na sexta-feira, dia 1° de dezembro, no Salão internacional, haverá a palestra de António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, que falará sobre "Desafios na gestão do ensino superior em contextos de crise". Veja, a seguir, a programação completa dos eventos.

ENSP comemora aniversário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com homenagens e Seminário de Ensino
 


Seções Relacionadas:
Ensino Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP comemora aniversário do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública com homenagens e Seminário de Ensino