Busca do site
menu

COC oferece treinamento na ENSP para gestão de documentos

ícone facebook
Publicado em:31/10/2017
COC oferece treinamento na ENSP para gestão de documentos
A Casa de Oswaldo Cruz oferece, nos dias 6 e 7 de novembro, no salão internacional da ENSP, das 9h às 16h, o curso Gestão de Documentos. Destinado a profissionais de todos os setores da Escola, o treinamento será realizado no âmbito do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda), com a participação da representante da ENSP Patricia Kelly dos Santos. O curso visa qualificar profissionais na gestão eficiente dos arquivos, demonstrando as vantagens da organização arquivística e seu papel estratégico na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição. 
 
 
Para participar do treinamento, os centros, departamentos e coordenações da ENSP devem indicar dois trabalhadores, com escolaridade de nível médio, completo ou superior – de preferência servidores –,  que efetivamente produzam e recebam documentos, atuando em secretarias, gabinetes, áreas de apoio administrativo e outros locais onde se verifica a acumulação documental. 
 
Em virtude da proximidade do curso, a coordenação do projeto alerta aos núcleos e departamentos que receberam a convocação e, até o momento, não indicaram participantes, que o façam o mais rápido possível. Como parte desse esforço, a Direção da ENSP implantará o Grupo de Trabalho Memórias da ENSP, a ser criado por portaria e de que farão parte os egressos do curso, entre outros.
 
Em caso de dúvida, entre em contato com Ivair Luques ou Ricardo Almeida pelo e-mail: memorias@ensp.fiocruz.br.
 
Leia, abaixo, a ementa do curso.
 
Ações de Capacitação em arquivos 

Curso de Gestão de Documentos
 
1. EMENTA: Arquivos: conceitos básicos, características dos documentos de arquivo, estágios de sua evolução, ciclo vital dos documentos, fundamentos da disciplina arquivística, gestão de documentos, uso do código de classificação e da tabela de temporalidade, informação sensível e a Lei de Acesso à Informação, gestão do conhecimento e memória institucional.
 
2. OBJETIVOS:
  Ação de formação, treinamento e apoio aos profissionais responsáveis pela implantação e execução das atividades arquivísticas nas unidades da Fiocruz;
  Integração das ações dos serviços de gestão de documentos na Fiocruz;
  Uniformização dos procedimentos arquivísticos;
  Organização, controle e transparência das informações que devem estar alinhadas com a legislação arquivística e as orientações do Sigda/Fiocruz, a fim de facilitar o acesso às informações, garantindo a transparência administrativa ao mesmo tempo em que são resguardadas as informações sigilosas e preservada a memória institucional.
 
3. PROGRAMA:
 
Módulo I – Arquivo: Introdução à disciplina arquivística, conceituação, fundamentos e ciclo vital dos documentos.
 
Módulo II – Aspectos teóricos e exercícios práticos sobre classificação de documentos: utilização do código de classificação, tabela de temporalidade e listagem de eliminação de documentos.
 
Módulo III – Lei de Acesso à Informação e tratamento de informações sigilosas.
 
Módulo IV – Memória institucional e Gestão do Conhecimento.
 
4. METODOLOGIA DE TRABALHO: 

Aulas expositivas, debates, aulas práticas. Acompanhamento posterior nos locais de trabalho da aplicação do Código de Classificação e solução de problemas e dúvidas específicas garantindo a manutenção da Gestão de Documentos nas áreas.
 
5. CARGA HORÁRIA: 16 horas
 
6. CRONOGRAMA:

COC oferece treinamento na ENSP para gestão de documentos
 

Seções Relacionadas:
Memórias ENSP

Nenhum comentário para: COC oferece treinamento na ENSP para gestão de documentos