Busca do site
menu

ENSP lamenta morte de Carlos Vidal Layseca

ícone facebook
Publicado em:10/10/2017
ENSP lamenta morte de Carlos Vidal LaysecaA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento de Carlos Vidal Layseca, médico pela Faculdade de Medicina São Fernando, da Universidade Nacional Maior de São Marcos (1957), fundador da Universidade Peruana Cayetano Heredia(UPCH) e ex-ministro da saúde do Peru. O professor faleceu no final de setembro deste ano. Confira abaixo sua trajetória.
 
Nos anos sessenta, desde a UPCH, foi ativo promotor da Medicina Comunitária e da integração das atividades docentes assistências que realizavam os professores e estudantes de medicina na comunidade, concentrando os projetos de extensão universitária na zona norte do país.
 
Nas décadas de 1970 e 1980, destacou-se tanto por suas investigações, como pelo compromisso social, o que o levou a ser incorporado como  consultor de Recursos Humanos da Opas/OMS no Brasil. Contribuiu para o desenvolvimento da Saúde Coletiva junto a uma equipe internacional de destacadas personalidades no campo da Educação Médica. No Rio de Janeiro e no Brasil, fez muitos amigos e admiradores por sua simplicidade e espírito descontraído a par de sua atenta atividade de consultor.
 
Posteriormente, foi designado representante da Opas na Argentina no período da recuperação da democracia, momento em que abriu as portas da representação a destacados sanitaristas nacionais e apoiou fortemente os movimentos nacionais de reforma.
 
No inicio da década de 1990, foi nomeado Ministro da Saúde do Peru, onde promoveu o ingresso de uma nova geração de sanitaristas, impulsado um Sistema Integrado e Regionalizado de Saúde, e realizou uma importante contribuição à Saúde Internacional ao denunciar, com transparência e oportunidade, a chegada do cólera ao continente. Conduziu, com alta competência e profissionalismo, as primeiras etapas de enfrentamentos de uma epidemia que teve em seu pais uma das taxas de letalidade mais baixa que se tem notícias para esta doença. Sua ética e profissionalismo geraram a ele altos custos políticos - o qual o levou a apresentar sua renúncia enfrentando, na época, o presidente Fujimori.
 
Posteriormente, em 1993, fundou o Centro de Saúde Pública da UPCH, sendo eleito Reitor de sua Universidade (1994-1999) e criando a Faculdade de Saúde Pública da (UPCH) - que hoje leva seu nome.
 
Ao concluir seus dois períodos do reitorado, voltou a Washington DC, onde se reincorporou ao Departamento de Recursos Humanos da OPAS/WHO. Lá, apoiou o desenvolvimento de programas de saúde coletiva e recursos humanos nas américas.

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: ENSP lamenta morte de Carlos Vidal Layseca