Busca do site
menu

ENSP participa do 'Fiocruz pra você', neste sábado (16/9)

ícone facebook
Publicado em:15/09/2017

ENSP participa do 'Fiocruz pra você', neste sábado (16/9)Neste sábado, 16/9, será realizada a 24° edição do Fiocruz Pra Você. O evento teve suas origens em 1994, diante do contexto de violência que se abatia sobre o território de Manguinhos. Desde então, a instituição procura associar o Dia Nacional de Vacinação a um dia de luta por uma vida saudável e digna para todos. A programação tem a participação de várias unidades da Fiocruz, começa às 8 da manhã e termina às 17 horas, no campus de Manguinhos. Neste ano, o campus oferecerá três postos de vacinação: Praça Pasteur (Cavalariça), Biblioteca de Manguinhos e Clínica da Família Victor Valla. A ENSP participará do evento com várias atividades.

Vacinas, medicamentos e outros insumos produzidos pela Fiocruz, serviços de saúde, pesquisas, educação, entre outras ações, fazem parte da missão da Fiocruz. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), além de promover vacinação por intermédio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, organizará oficinas e a Feira Agroecológica Josué de Castro, através da Gestão Sustentável, e a roda de conversa "Como envelhecer em uma comunidade virtual?", do Núcleo de Experimentação em Tecnologias Interativas (Next).

"Será imprescindível apresentação da caderneta de vacinação infantil e da caderneta de vacinação do adolescente e do adulto junto com a carteira de identidade e o CPF. Adolescentes e adultos jovens (ambos os sexos) entre 15 e 26 anos poderão ser vacinados contra o HPV. Ofereceremos as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde para as crianças e os adolescentes, sendo analisada a condição vacinal de cada pessoa através da caderna de vacinação. Nessa mesma oportunidade, disponibilizaremos a vacina contra a gripe e contra a febre amarela para aqueles que as pessoas não vacinadas", informou a chefe do Centro de Saúde da ENSP, Eliane Vianna.

Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apontam que 760 mil crianças ainda não foram vacinadas com BCG, 950 mil com a hepatite B, 470 mil crianças ainda não foram vacinadas com pneumocócica e rotavírus. Ainda para esse grupo, 240 mil crianças não foram imunizadas com a vacina de meningite C. Já a pentavalente e a poliomielite também apresentam um grande número de crianças sem vacinação – são 320 mil crianças não vacinadas no primeiro caso e 790 crianças não vacinadas no outro.

Atividades:

Oficinas e feira agriecológica

A Gestão Sustentável da ENSP promoverá várias oficinas, além da Feira Agroecológica Josué de Castro, que comercializa alimentos orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, que evitam danos à saúde de quem os consome e à natureza.

Oficinas

Fibra e Arte de Bananeira

Responsável: Francisca Oliveira

Objetivo:Ensinar a técnica utilizada por mulheres artesãs de produção de acessórios e embalagens à partir do reaproveitamento da fibra de bananeira. Público-alvo: Livre
Número de participantes: 10
Tempo de duração: 1h

Mudas

Responsável: Rita

Objetivo: Apresentar a produção de mudas de forma simples possibilitando a criação de pequenas hortas caseiras, melhorando a qualidade da alimentação e o desenvolvimento de uma relação próxima com o alimento consumido..
Público-alvo: Livre

Sabonete de Plantas Medicinais

Responsável: Maraci Soares

Objetivo: Utilizar elementos naturais na produção de sabonetes artesanais com a apresentação de técnicas das mulheres quilombolas.
Público-alvo: Livre
Número de participantes: 15
Tempo de duração: 1h 20min

Abayomi

Responsável: Marcia

Objetivo:Ensinar a tecnologia de produção de bonecas Abayomi, símbolo da resistência africana, como forma de valorização da nossa diversidade.
Público-alvo: Livre

Minhocário

Responsável: Thiago Alves

Objetivo:Ensinar como fazer e cuidar de um minhocário doméstico para a produção de composto que pode ser utilizado em hortas e jardins, apresentando uma solução sustentável para o reaproveitamento dos resíduos orgânicos.Público-alvo: Livre
Número de participantes: 15
Tempo de duração: 1h 30min

Crochê

Responsável: Miriam Oliveira

Objetivo: Ensinar pontos básicos para iniciantes de uma técnica tradicional feita com as mãos, que apresenta benefícios da redução do estresse e ansiedade e pode ser utilizada como fonte de renda.
Público-alvo: Livre
Número de participantes: 10
Tempo de duração: 2h

Como envelhecer em uma comunidade virtual: roda de conversa

O Grupo “Envelhecimento em Comunidade”, uma inovação de tecnologia social criada pelo Núcleo de Experimentação em Tecnologias Interativas (Next) da Ensp/Fiocruz, organizará uma visita dos seus membros ao Fiocruz pra Você. Na ocasião, haverá uma roda de conversa sobre os segredos da convivência virtual na terceira idade, com palavra aberta as pessoas idosas e adultos de várias idades que fazem parte da comunidade virtual. A e quipe que organizará as atividades é formada por Luci Gomes, Claudia Landim, Teresa Sciencia, Rita Alonso, Suerda Paiva e Nilton Bahlis dos Santos.

Vidas nas favelas importam 

Realizado desde 1994, o evento Fiocruz pra Você tem suas origens no contexto de violência que se abatia sobre o território de Manguinhos. Desde então, a instituição procura associar o Dia Nacional de Vacinação a um dia de luta por uma vida saudável e digna para todos.

Passados 24 anos, a violência recrudesce, levando a mortes de crianças, jovens, adultos e idosos, que vivem sob constante ameaça de conflitos armados em áreas densamente povoadas e totalmente destituídas de qualquer proteção. Este é o caso, por exemplo, de Manguinhos e Maré, onde a dívida do Estado brasileiro se mostra da forma mais perversa, com crise de acesso à saúde, educação, saneamento, segurança pública entre outros direitos básicos, afetando a vida de moradores e trabalhadores. Ao afirmar que#vidasnafavelaimportam a Fiocruz problematiza a narrativa da guerra, amplamente disseminada, pois sua naturalização pressupõe perda de direitos e convida a todos para uma união em defesa da vida e do direito à cidade, componente fundamental da democracia.  

Ano Oswaldo Cruz

O evento também promove a cidadania a partir da defesa de um  modelo de desenvolvimento pactuado pela sociedade, com soberania nacional e com um grau elevado de autonomia científica e tecnológica no país. Tal posicionamento é ainda mais relevante neste ano em que celebramos o legado de Oswaldo Cruz, nos 100 anos de seu falecimento. Nessa perspectiva, a Fundação defende a construção de um projeto de Nação baseado em um modelo de desenvolvimento sustentável, ecologicamente correto e socialmente solidário, e a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte e inclusivo.

Vacinação:

Vacinas para crianças menores de 5 anos

Penta valente
Pneumocócica
Meningite
DTP
Tríplice Viral
Hepatite A
VIP – Vacina Injetável da poliomielite
VOP – Vacina Oral da Poliomielite
Varicela
Rotavírus

Vacinas para crianças a partir de 9 meses e adultos abaixo dos 60 anos

Febra amarela
Influenza (Gripe)
Hepatite B
HPV Feminino (9 a 26 anos)
HPV Masculino (11 a 14 anos)
Difteria e tétatno
Tríplice viral (adulto)
Meningo C (12 a 13 anos).

Importante: Adultos devem trazer RG ou CPF e cartão de vacinação. Crianças devem trazer caderneta de vacinação.

Serviço:

Fiocruz Pra Você

Dia: 16 de setembro de 2017
Hora: 8h às 17h
Local: Av. Brasil 4.385 | Campus Fiocruz Manguinhos

Destaques da Programação (leia a programação completa aqui):

Entrega da Medalha Sérgio Arouca – 09h30
Ato contra a Violência e homenagem a Betinho na Luta por Direitos e Contra a Violência – 11h
Vacinação, Música, Brincadeiras, Mostra da Fiocruz – 8h30 às 17h.Entrega da Medalha Sérgio Arouca – 09:30
Ato contra a Violência – 11:00
Homenagem a Betinho na Luta por Direitos e Contra a Violência – 11:30
Vacinação, Música, Brincadeiras, Mostra da Fiocruz - 08:00 às 17:00

Mais informações leia aqui.
 

ENSP participa do 'Fiocruz pra você', neste sábado (16/9)

 


Fonte: Com informações da Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz)
Seções Relacionadas:
Assistência Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: ENSP participa do 'Fiocruz pra você', neste sábado (16/9)