Centro de Saúde da ENSP comemora 50 anos de compromisso com a saúde pública e o território

Publicada em
 
 
 

De 28 a 31 de agosto, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da ENSP/Fiocruz, celebrará 50 anos de atuação em Manguinhos. A semana comemorativa renderá homenagens a muitos colaboradores e ex-dirigentes, promoverá exposições, rodas de conversa, ações de promoção da saúde e atividades culturais, não só para contar sua história passada, mas também como ocasião de reafirmar seu compromisso com a saúde pública e o território de Manguinhos através do Ensino, do Cuidado e da Pesquisa. “No momento atual, a semana comemorativa é mais uma oportunidade de manifestar resistência aos constantes ataques às políticas públicas, ao desmonte do Sistema Único de Saúde e à violência social presente no território. Violência que atinge a todos, moradores, trabalhadores e estudantes”, admitiu Eliane Vianna, chefe do CSEGSF/ENSP/Fiocruz. Na segunda-feira, 28 de agosto, haverá um grande Ato em defesa da paz e da garantia de direitos em Manguinhos, antecedendo a abertura solene da atividade. O Centro de Saúde convida todos a participarem do Ato. Uma carta de indignação, escrita pela médica Celina Boga, representa o sentimento de trabalhadores e usuários do Centro de Saúde sobre a violência vivida no território de Manguinhos. Leia a carta aqui e participe do Ato. 

“A programação foi centrada na importância do Centro de Saúde Escola para o território de Manguinhos e do território para o Centro de Saúde Escola. A idéia é festejar o trabalho realizado nesses 50 anos. Trabalho executado por muitos que, ao longo deste cinquentenário, mantiveram um indissociável reconhecimento da função pública do Estado com o compromisso na defesa e aplicação de políticas públicas inclusivas e democráticas. Esta será a forma de o CSEGSF chamar atenção para temas importantes como a proposta de reformulação da PNAB, a perda de direitos e do progressivo desfinanciamento da saúde, da educação, da pesquisa e da assistência social. Será um ato de confraternização e de resistência”. As atividades serão abertas a todos os interessados. Antes da solenidade de abertura, faremos mais um ato pela paz em Manguinhos”, explicou Eliane.
  
O Centro de Saúde Escola foi inaugurado em 1967 como um espaço de prática de ensino e pesquisa em saúde pública. Consolidou o componente assistencial ao longo dos anos e por influência do Movimento da Reforma Sanitária. Experimentou diferentes modelos assistenciais e inovou em 2000 com a implantação de duas equipes do, então, Programa de Saúde da Família: uma no Parque João Goulart e outra em Mandela de Pedra. A partir de 2013, por meio do Projeto Teias-Escola, coordena as sete equipes da Estratégia de Saúde da Família do CSEGSF, a Clínica da Família Victor Valla, o NASF, a equipe de Consultório na Rua e o CAPS Augusto Magal, respondendo por cerca de 45.000 mil moradores de Manguinhos. 
 
“Em tempos tão difíceis precisamos comemorar! Celebrar o trabalho que desenvolvemos e que desejamos continuar a desenvolver. Relembrar esse percurso, junto com amigos da comunidade, da academia e da vida e reiterar que juntos, todos, somos mais fortes que cada um isoladamente.” 
 
Programação
 
De 28 a 31 de agosto exposições permanentes estarão no saguão térreo da ENSP (em frente ao aditório térreo), das 9 às 17 horas. Painéis com a história e as produções do Centro de Saúde, árvore do ensino, apresentação de artigos, cesto de doação de livro, bazar da solidariedade e varal das camisas. Algumas exposições também acontecem no Centro de Saúde.
 
Na segunda-feira, 28 de agosto, às 9 horas, haverá Ato Simbólico no Centro de Saúde. A partir das 13 horas ocorerrá a abertura solene da semana comemorativa, no auditório térrreo da ENSP. Ao final do dia, às 15h30, tem apresentação cultural.
 
A Justiça Itinerante é uma grande novidade na programação comemorativa. Entre os dias 29 e 30 a Justiça Itinerante estará em frente ao Centro de Saúde promovendo a emissão de documentos. E importante lembrar que o serviço, oferecido pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, será voltado para moradores de manguinhos, trabalhadores e estudantes do Campus Fiocruz que morem no Rio de Janeiro.
 
Nos dias 29 e 31 de agosto as rodas de conversa agitam o evento. Marcadas das 9 horas às 16h30, no auditório térreo, as rodas debaterão terapia comunitária, saúde bucal, gestação, ensino, docencia, entre outros assuntos. Haverá ainda Feira da Atenção Primária Atuante, na entrada principal da ENSP. No dia 31 de agosto, uma confraternização encerra as atividades. Toda programação é aberta aos interessados.
 

 

 

1 comentário para "Centro de Saúde da ENSP comemora 50 anos de compromisso com a saúde pública e o território"

Uma pessoa comentou esta matéria. Comente você também!

  1. ELIANE CHAVES VIANNA

    Aniversário de 50 anos do CSEGSF ? Ato em Defesa da PAZ e da Garantia de DIREITOS em Manguinhos O CSEGSF convoca trabalhadores, moradores de Manguinhos e estudantes para o Ato em Defesa da PAZ e da GARANTIA DE DIREITOS nas favelas, a ser realizado no dia 28/08 ás 12h30min no Pátio da ENSP. O ato antecederá a Cerimônia de Abertura do Aniversário de 50 anos do CSEGSF. Venham de branco e tragam suas faixas, cartazes em nome da vida e dos direitos.

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.