Busca do site
menu

Trabalho que analisa qualidade da informação em saúde recebe prêmio no Paraná

ícone facebook
Publicado em:09/08/2017
Trabalho que analisa qualidade da informação em saúde recebe prêmio no ParanáO trabalho Qualidade da Informação na Gestão em Saúde: o caso dos sites das Comissões Intergestores Bipartites (CIBs), desenvolvido pela equipe do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) em parceria com o Centro de Estudos Políticas e Informações sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP/Fiocruz), foi premiado durante a 3ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS. O estudo, apresentado pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública e coordenador do Laiss, André Pereira Neto, analisa a qualidade da informação nos sites de saúde e obteve a primeira colocação na categoria Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde.
 
A pesquisa considerou cerca de 20 sites com conteúdo sobre dengue, tuberculose e aleitamento materno de entidades públicas, empresas e pessoais. Na avaliação do pesquisador, a qualidade da informação nem sempre é precisa. 
 
“A informação se obtém, sobretudo, na internet, e isso vale para qualquer assunto, inclusive a saúde. O grande problema é a sua credibilidade. Nosso objetivo é melhorar a qualidade daquilo que está disponível nos sites das entidades de saúde, uma vez que tal ação favorece o autocuidado, a adesão a tratamentos e a diminuição da mortalidade”, esclareceu Neto. 
 
A pesquisa pontuou, ainda, os sites com as melhores fontes de informação; e a página eletrônica da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná esteve entre os primeiros colocados. “Nem todos os gestores dão a devida importância para a informação de saúde na internet. Dentre os mais de cinco mil municípios do país, menos de dez possuem sites específicos para tuberculose, por exemplo. Precisamos que essa realidade mude, pois assim como a saúde, a informação é prioritária na vida do cidadão”, salientou o pesquisador.

Trabalho que analisa qualidade da informação em saúde recebe prêmio no Paraná

Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Trabalho que analisa qualidade da informação em saúde recebe prêmio no Paraná