Busca do site
menu

Publicação reúne experiências internacionais de atenção primária em saúde

ícone facebook
Publicado em:08/08/2017
Publicação reúne experiências internacionais de atenção primária em saúdeO estudo que analisou a Implementação da Estratégia Saúde da Família em Quatro Grandes Centros Urbanos, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, integra um conjunto de iniciativas de Atenção Primária Integral à Saúde (CPHC), de diferentes países da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa, reunidas no livro Revitalizing Health for All: Case Studies of the Struggle for Comprehensive Primary Health Care. As experiências incluídas na publicação originam-se de um conjunto de pesquisas-ação, com a participação de pesquisadores de nível sênior, júnior e de gestores da área de saúde. O capítulo brasileiro é assinado pela egressa do Programa de Saúde Pública da ENSP Patty Fidelis de Almeida, pela pesquisadora da ENSP Ligia Giovanella e pelo ex-assessor do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, Berardo Augusto Nunan. 
 
“Em 2018, celebra-se 40 anos da Declaração de Alma Ata, que estabelece os cuidados primários de saúde como fundamentais para redução das desigualdades em saúde. O livro vem em um bom momento para falarmos deste tema e apresentarmos um conjunto diversificado de experiências”, admitiu Ligia Giovanella, pesquisadora sênior. 
 
A publicação detalha 13 estudos de caso que relatam esforços para implementar reformas de Comprehensive Primary Health Care (Atenção Primária Integral à Saúde) de países de todo o mundo, incluindo Austrália, Brasil, República Democrática do Congo, Irã, África do Sul e diversos outros. O projeto, que teve início em 2007 e terminou em 2011, contou com participação de aproximadamente 50 colaboradores. “O volume realça as semelhanças entre os projetos de atenção primária em diversos contextos nacionais e oferece uma base de evidências rica, a partir da qual futuras iniciativas de reforma podem ser desenhadas”, diz o capítulo de apresentação.
 
A experiência brasileira, descrita no capítulo Health-Care Coordination: Building Comprehensive Primary Health Care in Brazil, expõe o cuidado integral à saúde no contexto de um sistema público universal de saúde, o SUS. O texto teve como a base a pesquisa que analisou a implementação da Estratégia Saúde da Família com foco na integração à rede assistencial e à atuação intersetorial em quatro grandes centros urbanos, para discutir as potencialidades da saúde da família como estratégia de atenção primária em saúde abrangente. Os eixos da pesquisa realizada pela ENSP/Fiocruz, que recebeu financiamento do Ministério da Saúde, pautaram-se na integração e na intersetorialidade, elementos fundamentais de uma APS integral.
 
O livro, disponível para download em inglês e francês, é uma publicação da Global Health Research Initiative, com colaboração da Canadian Institutes of Health Research, Canadian International Development Agency, International Development Research Centre (IDRC) e Public Health Agency of Canada. 
 
Revitalizing Health for All: Case Studies of the Struggle for Comprehensive Primary Health Care foi editado por Ronald Labonté, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa; David Sanders, professor emérito e fundador da Escola de Saúde Pública da Universidade de Western Cape; Corinne Packer, pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa; e Nikki Schaay, pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Western Cape.


Nenhum comentário para: Publicação reúne experiências internacionais de atenção primária em saúde