Busca do site
menu

Entrevista: parceria e diálogo na Gestão da ENSP incentivam debate sobre a administração pública

ícone facebook
Publicado em:06/07/2017
Aquela velha história de que duas cabeças funcionam melhor do que uma é realmente verdadeira. No caminho da colaboração, o Serviço de Gestão de Contratos e o Serviço de Recursos Humanos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) uniram esforços para trazer à ENSP informações atualizadas e de qualidade acerca das questões que permeiam a Administração Pública. O projeto Diálogos de Gestão busca discutir e estimular novas práticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) que contribuam para que o Estado cumpra seu papel de oferecer um serviço público gratuito, universal e de qualidade aos cidadãos. O projeto, que atualmente segue para terceira atividade do ciclo de palestras, tem planos ambiciosos e pretende, a partir das discussões de cada encontro, construir, futuramente, um Caderno de Gestão da ENSP que consolide essas experiências. Segundo Lisâneo Melo, idealizador do projeto e analista de Gestão no Serviço de Gestão de Contratos (Gescon), o Diálogos de Gestão procura dar enfoque à realidade daqueles que atuam nas organizações voltadas para o atendimento público.

Confira, abaixo, a entrevista com Lisâneo Melo.

Informe ENSP: O que é o projeto o Diálogos de Gestão, como surgiu e o que ele pretende levar aos trabalhadores da Escola?

Entrevista: parceria e diálogo na Gestão da ENSP incentivam debate sobre a administração públicaLisâneo Melo:
O Diálogos de Gestão surgiu a partir da compreensão de alguns servidores notadamente da gestão, que enxergavam a necessidade de se trazer um olhar externo para os nossos problemas. O Diálogos vai nessa linha; nossa proposta é trazer convidados do Poder Judiciário, como foi o caso do nosso primeiro evento, quando trouxemos um juiz do trabalho. Vamos trazer pessoas do Poder Legislativo, parlamentares e também pessoas do Poder Executivo que trabalham notadamente com gestão. Como, aqui na ENSP, nossos assuntos permeiam a saúde, nosso foco será a gestão em saúde. Os debates serão sempre em torno da gestão em saúde. Então, o Diálogos de Gestão vem nessa linha. Como o próprio nome já diz, a gente traz as pessoas de fora como convidado para dialogar sobre os nossos problemas, mas com um olhar externo.

Informe ENSP: Como esses encontros/atividades podem ajudar na compreensão dos trabalhadores da Escola e, consequentemente, no trabalho diariamente produzido por eles?

Lisâneo Melo:
Entendemos que os problemas não existem apenas na ENSP ou na Fiocruz; eles existem em outros órgãos do poder público. Então, acreditamos que, convidando essas pessoas de fora para falar sobre um problema comum a todos, podemos captar experiências externas, comparar com a nossa e, se for pertinente, aplicá-las.

Informe ENSP: Como aconteceu a parceria entre o Serviço de Gestão de Contratos (Gescon) e o Serviço de Recursos Humanos (SRH) para a realização do Diálogos de Gestão?

Lisâneo Melo:
O SRH é nosso parceiro institucional, porque é o canal que fala com todos os servidores. É o departamento que tem ajudado na divulgação, mas também temos a Comunicação, a Vice de Gestão e a Direção da Escola. Gostaria, ainda, de ressaltar a importância da equipe do Gescon, pois sem eles não seria possível isso acontecer; portanto, estamos falamos de parceiros indispensáveis.

Informe ENSP: O primeiro encontro do Diálogos de Gestão foi em maio. O segundo encontro acontecerá em junho e assim sucessivamente. Como está a agenda, e qual a perspectiva para os próximos encontros?

Lisâneo Melo:
Nossa ideia é todo mês trazer um convidado e realizar um Diálogos de Gestão nessa linha, até que culmine - dado o sucesso do nosso primeiro evento - em um seminário, que possamos reunir todos os órgão de gestão da ENSP. A perspectiva é que façamos esse seminário e daí nasça um produto que seja uma publicação, livro, caderno, com as experiências da casa e também com as ideias trazidas por outros convidados externos.

Informe ENSP: A Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG/ENSP) está bem relacionada a essa iniciativa, como vem sendo esse apoio?

Lisâneo Melo:
A VDDIG foi a primeira pessoa institucional com a qual conversamos em 2016, dada a necessidade de se começar a discutir o que é gestão na ENSP de uma forma mais elaborada. Existem muitas conversas difusas. Então, viemos com intuito de consolidar essas conversas com a aplicação prática real. Tem que dialogar sim, mas também tem que pegar essas experiências e implantar na prática, naquilo que for pertinente à nossa necessidade. A VDDIG nos apoiou, estimulando, franqueados os espaços da Escola para trazermos convidados, estimulou também a necessidade de fazer os relatos internos dos nossos colegas, para fazermos um mix, e dele ser elaborado um produto, que seja um livro ou uma publicação, mas, que, principalmente, deixe registrado as práticas de gestão da Escola.

Informe ENSP: Há uma programação definida com relação a convidados?

Lisâneo Melo:
Sim. Já trouxemos um magistrado do Poder Judiciário. Pensamos em trazer um parlamentar, pois existe em estágio avançado de votação, a nova lei de licitação, que é algo muito sensível para a gestão. Suprimentos, compras, contratos terceirizados, e as contratações são regidas pela lei de licitação. Também vamos trazer um representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) para falar sobre as instruções normativas. Temos muitos planos e temos o aval da Direção da casa para trazer esses convidados, para que as pessoas conversem, questionem e tirem dúvidas. É lógico que a ideia é sempre melhorar o papel da Gestão na ENSP.

Informe ENSP: Você acredita que, por meio dessa iniciativa, a compreensão geral das pessoas dentro da Escola em relação à Gestão da casa pode melhorar? Ou esses encontros são voltados especificamente para os profissionais da gestão?

Lisâneo Melo:
O Diálogos de Gestão é um evento para as pessoas, não só para os gestores e não só para os servidores. Essa ideia de trazer um magistrado, por exemplo, no primeiro encontro, foi exatamente por isso, porque a terceirização é uma questão muito importante para nós.  O modelo que pensamos para o Diálogos de Gestão, no qual o convidado expõe sua fala e, posteriormente, os presentes trazem seus questionamentos, foi muito bem-sucedido no primeiro encontro, e esperamos que os próximos sigam na mesma direção. Todos estão convidados a participar, servidores, terceirizados, bolsistas, convidados externos, estudantes de graduação e da pós-graduação. O evento é aberto para todos, pois a administração pública é sensível a todos os cidadãos. Então, a ideia é que esse seja o nosso formato, não apenas uma caixa fechada para gestores, mas para qualquer pessoa que tenha interesse na administração pública.

Informe ENSP: Como foi a discussão no primeiro encontro?

Lisâneo Melo:
Nosso primeiro encontro foi muito bem-sucedido. Contamos com a participação de gestores de outras unidades da Fundação, tivemos pessoas externas, terceirizados da casa. Na segunda parte, foi muito interessante, porque vieram as perguntas. As pessoas narrando seu problema pessoal, e o magistrado respondendo na medida do possível. No final do encontro, todos estavam muito satisfeitos perguntando quando seria o próximo. Para tanto, buscamos também a colaboração dos trabalhadores por meio do e-mail do Serviço de Recursos Humanos (desenvolvimento@ensp.fiocruz.br), e vamos aceitar sugestões de temas paras os próximos encontros do Diálogos de Gestão.

Informe ENSP: O primeiro encontro foi um sucesso absoluto, principalmente devido ao tema em discussão. No segundo encontro, como foi a discussão?

Lisâneo Melo:
No segundo evento, discutimos a burocracia na pesquisa e as formas de diminuí-las, além de como uniformizar a fiscalização. Trouxemos o Fernando Peregrino, presidente da entidade, que reúne as fundações de apoio do Brasil, o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). A mesa foi composta do professor Hermano, diretor da Escola, professora Sheila, vice de Pesquisa e uma representante da Fiotec. A mesa foi muito rica, e discutimos um assunto de extrema importância, isto é, os problemas de fazer pesquisa em nosso país.

Informe ENSP: Os próximos encontros serão realizados da mesma forma, sem necessidade de inscrição prévia, os interessados chegam e participam da atividade?

Lisâneo Melo:
Nossa ideia é a não necessidade de inscrição, pois isso burocratiza a prática. Não precisa se inscrever, é só chegar e participar. Os planos são de até o final do ano promover um grande seminário, com a participação de convidados internos e externos. E temos, também, um projeto mais ambicioso: que esse grande seminário tenha como fruto uma publicação: o Caderno de Gestão da ENSP. Obviamente, esses encontros mensais vão estimular cada vez mais o projeto maior, e nós vamos crescendo de evento em evento. 

Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: Entrevista: parceria e diálogo na Gestão da ENSP incentivam debate sobre a administração pública