Especialização em Segurança do Paciente promove encontro presencial

Publicada em
 
 
 

Entre os dias 19 e 23 de junho, cerca de mil profissionais de estabelecimentos de saúde (hospitais, UPA e Samu) da Rede de Urgências e Emergências, alunos do Curso de Especialização em Segurança do Paciente, participam do segundo encontro presencial. Na ocasião, os alunos pertencentes às 27 unidades da federação discutirão com seus tutores o desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso (TCC). O objetivo é elaborar um plano de implantação de um dos protocolos definidos como prioritário para segurança do paciente pela Organização Mundial de Saúde e recomendados pelo Ministério da Saúde brasileiro por intermédio do Programa Nacional de Segurança do Paciente
 
Os protocolos consistem em: cirurgia segura; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; identificação do paciente; prevenção de quedas; prevenção de úlcera por pressão e prática de higienização das mãos em serviços de saúde.
 
Com 448 horas, trata-se do segundo curso de especialização coordenado por Walter Mendes (Daps/ENSP/Fiocruz) e Victor Grabois (Proqualis), perfeitamente integrado com Suely Rocha e Moacyr Torres, coordenadores pedagógicos da EAD/ENSP/Fiocruz. A iniciativa considera duas características especiais: a lógica de trabalhar com aluno - equipe e o TCC aplicado à sua prática profissional. “Desde a seleção, a lógica do aluno-equipe está presente”, afirmou o coordenador Walter Mendes.
 
 Os diretores dos estabelecimentos de saúde que prestam serviços ao SUS são estimulados a indicar quatro alunos para o curso. Durante toda a formação, esse grupo de quatro alunos (aluno-equipe) realiza atividades em conjunto que facilitam o trabalho nos Núcleos de Segurança do Paciente dos estabelecimentos de saúde. 
 
O TCC é voltado para que sejam desenvolvidos planos de implantação de medidas que auxiliem na melhoria da segurança do paciente. Os egressos do curso anterior e os futuros têm garantida a educação permanente por intermédio do portal Proqualis (https://proqualis.net/).
 

Nenhum comentário para "Especialização em Segurança do Paciente promove encontro presencial"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.