Busca do site
menu

Conferência sobre desafios da conjuntura e saúde no Brasil marca início de gestão na ENSP

ícone facebook
Publicado em:05/06/2017
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) dará início a mais um ciclo de gestão em sua Direção. Reeleito para o quadriênio 2017-2021, o diretor Hermano Castro será reconduzido ao cargo na nesta terça-feira, 6 de junho. A cerimônia de posse será marcada pela conferência O Desafio da Conjuntura e Saúde no Brasil, que contará com a participação da professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), a cientista política Sonia Fleury. A conferência será coordenada pelo pesquisador e coordenador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, Paulo Amarante. A cerimônia de posse, aberta a todos os interessados, está marcada para as 13h30 no auditório térreo da Escola, seguida da conferência às 14 horas. Assista a cerimônia on-line através do link http://webconf2.rnp.br/ensp1

Conferência sobre desafios da conjuntura e saúde no Brasil marca início de gestão na ENSP

Sobre Sonia Fleury:

Atua como professora titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Ebape da Fundação Getulio Vargas, onde é coordenadora do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública. Iniciou sua carreira acadêmica no Setor de Psicologia Social da UFMG, sob a coordenação do professor Célio Garcia, em que desenvolveu atividades de docência, pesquisa e análise institucional durante a década de 1970. Naquele período, participou de análises institucionais com Michel Foucault e Georges Lapassade (ver G. Lapassade. Les chevaux du diable. Une derive transversaliste. Universitaires, Paris. 1974). No final dos anos 1970, trabalhou na Finep, onde participou da implantação do programa de apoio a pesquisas que constituiu o campo da Saúde Coletiva. Ao mesmo tempo, atuou como pesquisadora do Peses/Finep/Fiocruz, sob a coordenação de Sergio Arouca, analisando o Complexo Previdenciário de Assistência.

Participou ativamente na luta pela democratização, como liderança em algumas das mais atuantes instituições do setor de saúde como o Cebes e a Abrasco, onde foi formulado e impulsionado o projeto da Reforma Sanitária Brasileira, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde - SUS. Durante a Nova República, atuou como consultora do Ministério da Previdência Social, na gestão do Dr. Waldir Pires, onde se formulou a proposta de uma previdência viável e inclusiva. A participação política em organizações da sociedade civil também incluiu ser membro do conselho consultor do Ibase durante a gestão do Betinho, e refundar o Cebes como presidente na gestão 2006-2009. A experiência associada de militância e especialista na área a qualificou para exercer o papel de consultora da Assembleia Nacional Constituinte, para a elaboração do capítulo sobre a Seguridade Social da Constituição de 1988, na relatoria do Senador Almir Gabriel. Teve participação ativa na redação do documento preparatório e como expositora na 8ª Conferência Nacional de Saúde.

Fundou o Nupes – Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de estudar de forma comparada a Reforma Sanitária Brasileira.  Na Presidência da Fiocruz, assessorou o vice-presidente, à época , Mario Hamilton, no desenvolvimento da metodologia e implantação do 1º. Congresso Interno da Fiocruz, uma experiência original de participação no planejamento institucional. Aposentou como pesquisadora titular em 1995.

Seu trabalho em prol da construção de uma sociedade democrática e da universalização dos direitos sociais no Brasil foi reconhecido quando recebeu Medalha de Ouro Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde, em 2009, e em perfil traçado por Kelly Morris para a revista inglesa The Lancet, Volume 377, Issue 9779 (http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60720-4/fulltext#). Com a eleição de Lula, foi nomeada membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, CDES 2003-2006. Também foi Membro da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS).
 
Nos Estados Unidos, foi Faculty Fellow do Kellog Institute for International Studies (1990/91) da Notre Dame University. No Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, Washington DC, exerceu a função de Senior Social Development Specialist Lecturer no INDES- Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social, lecionando Políticas Sociais para gestores latino-americanos (1997/2002). Professora visitante em diversas Universidades na América Latina e na Europa. Membro de conselhos editoriais e acadêmicos em diversos países.

Atuou em diferentes ocasiões como consultora tanto de Ministérios e órgãos do governo como de diversas organizações não governamentais no Brasil. Também foi consultora em vários países dos principais organismos internacionais: OPS, BID, UNDP, World Bank, FLACSO, dentre outros. Sua obra foi publicada em vários idiomas e países, contando, em 2014, o total de 134 artigos em publicações científicas, 70 capítulos de livros, 12 livros publicados, 14 coletâneas organizadas. Recentemente, vem desenvolvendo atividades de documentários e vídeos para apoio didático e registro de experiências inovadoras (http://peep.ebape.fgv.br).

*Acesse anexo o tutorial básico para webconferência

 



Nenhum comentário para: Conferência sobre desafios da conjuntura e saúde no Brasil marca início de gestão na ENSP