Busca do site
menu

Hermano Castro toma posse para mais quatro anos como diretor da ENSP

ícone facebook
Publicado em:01/06/2017
Hermano Castro toma posse para mais quatro anos como diretor da ENSPNa segunda-feira (29/5), o médico pneumologista Hermano Castro tomou posse para mais quatro anos como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A cerimônia ocorreu durante as celebrações de 117 anos da Fiocruz na Tenda da Ciência. "A Fiocruz completa, mais uma vez, seu ciclo de democracia interna, e isso é muito importante, pois trata-se de um momento no qual o país atravessa uma crise institucional e democrática, no contexto de um governo ilegítimo; e, mais ainda, nesse período, com as denúncias que tornam inviável a continuação desse governo. Faz-se relevante essa confirmação democrática, de eleições diretas, na qual a comunidade elege seu presidente e os diretores de suas unidades. É a demonstração de uma prática democrática que deveria ser repetida a todo tempo e está em nossa Constituição. No momento em que o país atravessa enorme crise institucional, a Fiocruz dá um exemplo nesse campo, que deveria ser repetido, principalmente diante do clamor da sociedade por eleições diretas. A posse coletiva dos diretores das unidades que compõem a Fundação é um momento no qual cada diretor se reveste de uma autoridade outorgada pela comunidade, renovando com isso os compromissos com a saúde pública, com o Sistema Único de Saúde, com a inovação tecnológica, mas, em especial, os compromissos democráticos com a população e a sociedade brasileira", destacou o diretor da ENSP.
 
A cerimônia
 
Sob os aplausos de um auditório lotado, os novos diretores eleitos nas unidades foram apresentados para a comunidade Fiocruz, enquanto os antigos se despediram do cargo, em solenidade realizada na Tenda da Ciência Virgínia Schall. Uma apresentação do Coral Flor do Mangue, formado por mulheres das comunidades de Manguinhos e adjacências, abriu o evento, que contou com a mesa formada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; pelo chefe de Gabinete, Valcler Rangel; pela presidente da Asfoc - Sindicato Nacional, Justa Helena; e pela representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz, Ana Clara Newlands. (Clique, aqui, para baixar o documento com a relação dos diretores eleitos e breve currículo) *.
 
Representando os novos diretores, Valdiléa Veloso, eleita pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), falou sobre o significado da cerimônia, que empossou gestores eleitos democraticamente na Fundação, em um momento tão delicado para o país. “Nossa democracia precisa ser exercida no dia a dia do trabalho da gestão nas unidades, nas relações de trabalho. As pessoas precisam ser ouvidas”, afirmou.
 
A diretora também destacou o alto comparecimento às urnas e a importância da união institucional, passado o período eleitoral. “Apesar das diferenças, estamos unidos por uma Fiocruz forte, soberana, instituição de Estado, que produz conhecimento, inovação, ensino, promoção da saúde, luta pela cidadania e pela consolidação do SUS”, complementou Valdiléa.
 
O diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Umberto Trigueiros, representou os diretores que encerraram o seu mandato. Diretor do Icict por dois mandatos, Umberto enfatizou a dedicação e o compromisso desempenhado pelos ex-diretores, em um momento importante da instituição, com o crescimento das redes de pesquisa, da oferta no campo da educação e de outros produtos produzidos pelas unidades da Fiocruz, com respostas efetivas às demandas do Ministério da Saúde.
 
“Estamos vivendo uma semana de festa, em que comemoramos os 117 anos da Fundação. Hoje renovamos aqui a história, oferecendo à comunidade Fiocruz esse belo presente que é a nossa democracia interna e a nossa gestão participativa”, afirmou Umberto.
O chefe de Gabinete, Valcler Rangel, destacou a importância de se trabalhar pela unidade da Fiocruz e pelas políticas sociais, com uma gestão inclusiva, combatendo as desigualdades e todo tipo de discriminação. Representante da Associação de Pós-Graduando da Fiocruz (APG Fiocruz), a aluna Ana Clara Tupam Newlands saudou os diretores, reconhecendo o fortalecimento da democracia interna da Fundação.

Hermano Castro toma posse para mais quatro anos como diretor da ENSP
 
Presidente da Asfoc, Justa Helena falou sobre a alegria de participar de um Conselho, em que, a partir de agora, as mulheres estarão mais presentes. “Há um número expressivo de mulheres chegando ao CD. Isso é muito enriquecedor”, afirmou. Justa aproveitou a ocasião para reler a carta escrita para os novos diretores – lida inicialmente no encontro com parlamentares, pela manhã. A carta propôs algumas pautas emergenciais aos novos conselheiros, como a deliberação de um manifesto contra as reformas em curso no país.
 
“Qual é o nosso objetivo ao celebrar essa passagem? É fortalecer a Fiocruz como instituição estratégica de Estado e, ao mesmo tempo, fortalecer a gestão democrática”, afirmou a presidente da Fundação, Nísia Trindade. Em seu discurso, Nísia comentou o descrédito que a atividade política tem tido no país e reforçou o papel da Fundação em mudar este quadro. “Precisamos resgatar essa função política nos seus valores maiores, na defesa da democracia, dos direitos e da cidadania”, disse.
Hermano Castro
 
Hermano Castro toma posse para mais quatro anos como diretor da ENSPHermano Albuquerque de Castro é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Residência em Pneumologia pelo Ministério da Saúde. Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Clínica Médica pela UFRJ e doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz. É integrante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Ingressou na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) em 1987 como médico do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Foi coordenador do Cesteh por quatro mandatos. Hermano foi eleito delegado em todos os Congressos Internos da Fiocruz. Agraciado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto em 2012, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Membro honorífico da Cátedra de Saúde Internacional Doutor Roberto Pereira Chaves da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba. Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca no período de 2013 a 2016, sendo reeleito para o próximo período de 2017 a 2021.

 
Fonte: Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz (CCS)
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Hermano Castro toma posse para mais quatro anos como diretor da ENSP