Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP comentam cobertura vacinal da febre amarela

ícone facebook
Publicado em:21/03/2017
Pesquisadores da ENSP comentam cobertura vacinal da febre amarelaOs pesquisadores Eduardo Maranhão e José Fernando Verani, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), destacaram, em depoimento ao Informe ENSP, a importância da cobertura vacinal para evitar a transmissão da febre amarela. Os especialistas comentaram a matéria publicada no jornal O Globo, dia 10/3, com o diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, na qual ele afirma que o surto atual poderia ter sido evitado com a imunização de crianças de até um ano.  A entrevista pode ser lida, na íntegra, em anexo
 
Segundo Verani, a cobertura vacinal continua sendo importante para evitar a transmissão da febre amarela no Brasil, principalmente no meio urbano. No entanto, disse ele, "as coberturas vacinais em geral são preocupantes. A epidemia de sarampo que assistimos em 2011-2012 no Nordeste, por exemplo, deveu-se, em grande parte, à baixa cobertura vacinal. Embora tenhamos no Brasil um dos maiores e melhores Programas Nacionais de Imunização, manter coberturas vacinais altas e homogêneas, ou seja, em todos os grupos-alvo e em todas as áreas geográficas, continua sendo o grande desafio." 
 
Eduardo Maranhão, por sua vez, concorda com Pedro Vasconcelos - no momento que ele afirma que as coberturas de vacinação contra a febre amarela eram baixas tanto Minas Gerais como no Espirito Santo, São Paulo, Bahia e Goiás. "A maioria desses estados estavam abaixo de 30%, e melhoraram agora após a epidemia, por meio de ações de bloqueio vacinal”. Ele ainda ratifica a afirmação de Vasconcelos dizendo que “deve-se vacinar prioritariamente os menores de 1 ano e, se possível (se houver quantitativo de vacinas), a população de forma ampla”. 
 
Leia aqui a entrevista com o diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Fernando da Costa Vasconcelos.
 
imagem de capa: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Seções Relacionadas:
Febre Amarela Opinião

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP comentam cobertura vacinal da febre amarela