Busca do site
menu

Mestrado profissional: aula aberta sobre trabalho na contemporaneidade acontecerá na ENSP

ícone facebook
Publicado em:21/03/2017
O mestrado profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-Visat) - fruto da parceria entre ENSP e Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde - promoverá, nesta quarta-feira, dia 22/4, a aula inaugural O Trabalho na contemporaneidade, às 14h, no salão internacional. A proposta das coordenadoras do mestrado, Ana Cheble Braga e Simone Santos Oliveira, ambas pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), é colocar o tema em evidência. "Em um momento de tantas perdas de direitos em nosso país, é preciso colocar a temática em pauta", defendeu Simone. A palestrante convidada é a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e especialista em sociologia do trabalho Maria da Graça Druck de Faria. O encontro é aberto a todos os interessados.
 
Ainda de acordo com Simone, o cenário atual é complexo. “Parece que estamos criando uma bifurcação, uma incompatibilidade entre a democracia e o neoliberalismo. E isso não afeta somente o Brasil, mas diversos outros países, inclusive da Europa”, alertou. Ana Braga, por sua vez, destacou o caráter de fortalecimento e autonomia do curso: "A formação, voltada a profissionais que estão diretamente ligados à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), busca consolidar a capacidade de atuação desses alunos na formação de novos atores e na multiplicação de experiências em vigilância em saúde do trabalhador, cujo objetivo é a consolidação dos serviços”. Outro fator interessante destacado pelas coordenadoras é a diversidade e abrangência do curso, que envolve 25 alunos provenientes de diferentes regiões do país.
 
Mestrado profissional: aula aberta sobre trabalho na contemporaneidade acontecerá na ENSP
 
Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-Visat)
 
O MP-Visat tem como objetivo contribuir para a consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) como campo de práticas diversificadas de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Ele é dirigido a servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, vinculados à Renast, do quadro efetivo de pessoal, seja por atuação direta nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), seja por colaborarem com suas ações em organismos parceiros.
 
O MP-Visat busca responder à falta de formação avançada dos profissionais vinculados à Renast, identificada pela CGSAT, decorrente da necessidade de formação nesse campo, apontada pelos Centros Regionais de Saúde do Trabalhador. O Mestrado Profissional visa ao fortalecimento da Renast e à implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo a participação direta das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. 
 
Mestrado profissional: aula aberta sobre trabalho na contemporaneidade acontecerá na ENSP

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Ensino

Nenhum comentário para: Mestrado profissional: aula aberta sobre trabalho na contemporaneidade acontecerá na ENSP