Busca do site
menu

Apoio à Uerj - a universidade pública e inclusiva

ícone facebook
Publicado em:18/01/2017

Apoio à Uerj - a universidade pública e inclusivaA Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) se solidariza com os  professores, estudantes e servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  que, nos últimos meses, vive a fase mais aguda de uma crise profunda. O processo de  sucateamento e abandono da UERJ por parte do Estado começou ainda no final de 2015 e  se tornou público em 2016, com a falência do Estado do Rio, resultando em falta de  pagamento dos salários dos servidores e do custeio da universidade. Um ato em defesa da UERJ e do Hospital Universitário Pedro Ernesto foi convodado para esta quinta-feira, 12 de janeiro, às oito da manhã, em frente ao hospital, no Boulevar 28 de setembro, em Vila Isabel. Uma petição pública está disponível para assinaturas neste link. Nela, a comunidade acadêmica da Uerj conclama os governos do estado e federal para que assumam suas responsabilidades para com a universidade.

A situação precária dessa que é considerada a 5ª melhor universidade do país, segundo o  ranking "Best Global Universities", é sintoma de uma crise maior pela qual passa toda a  sociedade brasileira, que ora se vê nas mãos de governantes que lançam mão de medidas comprovadamente ineficazes para tentar solucionar a recessão econômica. Defendem  cortes de gastos em setores como Saúde e Educação, que jamais chegaram a ter um  financiamento adequado frente às enormes demandas de nosso país.

O sucateamento da Uerj prejudica não só seus 2.977 professores, 4.519 funcionários e  32.220 estudantes, mas também grande parcela da população do Rio de Janeiro que utiliza os  serviços da universidade. No campo da Saúde, a crise atinge frontalmente o Hospital  Universitário Pedro Ernesto e a Policlínica Piquet Carneiro.  

A ENSP, por meio de sua Direção, faz um apelo ao governo do Estado do Rio para que volte sua  atenção para a situação da Uerj, universidade que em seus 64 anos de existência vem contribuindo de forma decisiva para promover avanços científicos e acadêmicos, democratizando o acesso ao ensino superior e firmando-se como um centro de excelência que atua em prol da nossa sociedade.


Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais

Nenhum comentário para: Apoio à Uerj - a universidade pública e inclusiva