Busca do site
menu

Novo curso da ENSP capacita profissionais para atuar na pesquisa epidemiológica

ícone facebook
Publicado em:22/12/2016
Capacitar profissionais de diferentes áreas de atuação a desenvolverem etapas diversas de uma pesquisa epidemiológica - envolvendo os preceitos da qualidade na coleta de dados na área da saúde com ênfase em doenças crônicas em seres humanos. Esse é o principal objetivo do mais novo curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o de Especialização em Pesquisa de Campo com Ênfase em Epidemiologia das Doenças Crônicas 2017, coordenado pelas pesquisadoras Maria de Jesus Mendes da Fonseca e Rosane Härter Griep. O programa será dividido em atividades teóricas (20%) e atividades teórico-práticas de formação em serviço (80%) - esta última desenvolvida no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Projeto Elsa). As inscrições estão abertas até 18 de janeiro de 2017 e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. O curso oferece 15 vagas.
 
"O crescimento no Brasil de pesquisas epidemiológicas demanda profissionais mais qualificados, com mais experiência no trabalho de campo, nas entrevistas, nas mensurações que esse tipo de pesquisa necessita. A ideia de ofertar o curso proporciona, além da experiência, titulação para esses profissionais terem diferencial em um mercado que está em crescimento”, afirmou a pesquisadora Maria de Jesus, também membro da coordenação do Projeto Elsa.
 
Podem se candidatar profissionais de nível superior com as seguintes graduações: assistente social, cirurgião-dentista, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, sanitarista, biomedicina, medicina, estatística. "A formação de recursos humanos sempre esteve na pauta do Projeto Elsa. Nosso objetivo é formar graduandos e estimular futuros pesquisadores em pesquisa epidemiológica”.
 
Outras informações sobre o regime e duração do curso, regras e critérios de inscrição e as especificidades para candidatos estrangeiros podem ser obtidos no edital.
 
Novo curso da ENSP capacita profissionais para atuar na pesquisa epidemiológica
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Novo curso da ENSP capacita profissionais para atuar na pesquisa epidemiológica