Busca do site
menu

Encontro na ENSP destaca desafios da Atenção Primária em Saúde

ícone facebook
Publicado em:30/11/2016
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu o ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Segetes/MS), Heider Aurélio Pinto, as pesquisadoras da Escola Lenira Zancan e Marcia Fausto e ainda o pesquisador do Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj) Ruben Mattos para um debate sobre os desafios da Atenção Primária em Saúde (APS). Na abertura do encontro, realizado em 21 de novembro, a vice-diretora de Ensino, Tatiana Wargas, destacou que olhar para essa discussão e para os desafios da Atenção Básica impõe diferentes desafios para a Atenção Primária. O diretor da ENSP, Hermano Castro, ressaltou ainda que APS é um tema central da Saúde Pública e que política de saúde é definida a partir da Atenção Básica. As apresentações estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube, confira!

Iniciando o debate o ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Segetes/MS), o médico sanitarista Heider Aurélio Pinto, organizou sua fala com base nos dez desafios que pautaram a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), construída em 2011, enquanto ele ainda atuava como diretor de AB do Ministério da Saúde. Entre os desafios citados por ele estão o financiamento e a formação dos profissionais. Sobre financiamento Heider assegurou que o gasto no Brasil é insuficiente para as demandas que estão colocadas. Sobre a formação, o médico trouxe um dado expressivo: 70% das Equipes de Saúde da Família atuam em unidade que possuem apenas 1 equipe. “Esse modelo de equipes pulverizadas é mais caro e muito menos custo-efetivo”, afirmou. Confira a apresentação na íntegra.

O pesquisador do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), Ruben Mattos, fez suas reflexões em torno do cuidado, das práticas de cuidado, e da inserção da Atenção Básica nas práticas de cuidado. Além de citar também a questão da formação, diante do desmonte que o SUS vem e vai continuar enfrentando nos próximos anos. Outra questão abordada pelo professor foi em relação às críticas aos modos de exercício das práticas de saúde, dando como exemplos o modelo hospitalocêntrico e o lado da medicalização. “Precisamos defender uma possibilidade de um modo de medicina, de enfermagem, de profissionais de saúde que podem ser felizes no que falam”, alertou ele. Confira a apresentação na íntegra.

Márcia Fausto, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) apresentou a perspectiva da implementação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) nos últimos anos e os desafios que permearam as mudanças da PNAB em 2011. A professora trouxe para o debate o questionamento de qual política de Atenção Primária estamos falando e de como essas práticas estão estruturadas? Ela questionou ainda qual sentido tem a Atenção Primária no Brasil, visto que não há uma única maneira de organizar serviços de Atenção Primária se olharmos tanto a experiência internacional, quanto as experiências dentro do nosso próprio país. “E precisar avançar nas políticas e práticas da APS”, afirmou ela. Confira a apresentação na íntegra.

Finalizando o encontro, a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Lenira Zancan, falou um pouco sobre experiências na Escola que refletem e ilustram desafios importantes para se pensar a Atenção Primária em Saúde. Lenira trouxe para o debate a ideia da promoção emancipatória da saúde, que segundo ela, significa pensar não somente a promoção da saúde, mas dando ênfase na emancipação. “Essa ênfase leva a perspectiva da educação do Paulo Freire, que em minha trajetória profissional de 30 anos pude compreender e somar a outros conhecimentos, para levar a perspectiva de atuação do trabalho que vem sendo feito com o Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), por exemplo”, explicou ela. Confira a apresentação na íntegra. 

 

No dia 28 de novembro, o Encontro teve continuidade com a relização de uma oficina que debateu os desafios da fomação em saúde. Confira a galera de fotos!
 


Nenhum comentário para: Encontro na ENSP destaca desafios da Atenção Primária em Saúde