Busca do site
menu

Número de pessoas com pressão arterial elevada no mundo quase dobrou desde 1975

ícone facebook
Publicado em:16/11/2016
Número de pessoas com pressão arterial elevada no mundo quase dobrou desde 1975De acordo com uma nova pesquisa publicada na The Lancet, o número de pessoas no mundo com pressão arterial alta já chega a 1,13 bilhão, quase o dobro do número de casos registrados em 1975. Maior estudo sobre o assunto, a pesquisa envolveu a Organização Mundial da Saúde (OMS) e centenas de cientistas de todo o mundo, além de medidas incorporadas de pressão arterial de cerca de 20 milhões de pessoas. A pressão arterial elevada (ou alta) já não é uma doença de países ricos. Atualmente, os países mais afetados são os da África Subsaariana - os mesmos que continuam lutando contra a mortalidade infantil e materna, bem como HIV/Aids.

Este estudo destaca a crescente importância das doenças não transmissíveis e seus fatores de risco. Como a mortalidade infantil e a fertilidade caíram rapidamente nas últimas décadas, a proporção de pessoas idosas aumentou e a carga das doenças não transmissíveis que afetam essa população também cresceu.

A pressão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, e pode ser tratada. Os sistemas de saúde em países com menos recursos devem se adaptar para diagnosticar e controlar a pressão arterial elevada, assim os adultos poderão viver mais e de forma mais saudável.

Confira o estudo completo (em inglês).

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)

Nenhum comentário para: Número de pessoas com pressão arterial elevada no mundo quase dobrou desde 1975