Busca do site
menu

Tuberculose, Zika, bioética e dignidade humana foram tema de debate na ENSP

ícone facebook
Publicado em:08/11/2016

Debatendo o tema Dignidade humana e os Direitos Humanos, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP celebrou o Bioethics Day. O encontro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), também homenageou dois grandes nomes que se destacam no campo da bioética: os professores Fermin Roland Schramm, da ENSP, e Olinto Pegoraro, da UFRJ, Uerj e PPGBIOS. Os palestrantes do encontro foram a professora da Universidade de Brasília (UnB), Débora Diniz, e o pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), Pablo Dias Fortes. Confira as apresentações, que estão disponíveis, na íntegra, no canal da ENSP, no youtube.

Conforme lembrou Sergio Rego, a Unesco criou o Dia Mundial da Bioética, e ele coincide com o dia em que foi assinada a Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos. “Dentro dessa perspectiva, a Unesco estabeleceu o tema e instou as unidades a pensar personalidades que gostaríamos de homenagear, como Olinto Pegoraro e Fermin Roland Schramm, pelo diferencial de suas atuações para a área." Confira a homenagem:

A abertura da mesa de debates foi feita pela vice-diretora de ENSP, Tatiana Wargas, que destacou a ética como tema primordial, pois mexe com todos nós e abarca diversas questões relacionadas ao nosso cotidiano, em especial na saúde. O primeiro palestrante foi Pablo Dias Fortes, que falou sobre os desafios do tratamento compulsório da tuberculose no Brasil. Segundo ele, esta é uma questão controversa e divide opiniões. Já Débora Diniz, que abordou o tema do livro que acabou de lançar Zika: do sertão nordestino à ameaça global. De acordo com Débora, o livro é quase um segundo capítulo do documentário Zika, que foi dirigido por ela, está disponível no youtube e pode ser assistido aqui. “Minha ideia aqui é contar a história de como se faz a ciência, a descoberta do que foi o que chamamos de ‘síndrome congênita’, de que localização específica essa história é contada, o que foi descoberto, quem fez a descoberta, como o estado brasileiro reagiu a isso e em que lugar estamos hoje. Assista às apresentações de Débora e Pablo.

 



Nenhum comentário para: Tuberculose, Zika, bioética e dignidade humana foram tema de debate na ENSP