Busca do site
menu

Turma do Programa de Estágio Internacional da ENSP participa do II Colóquio Brasil-Cuba

ícone facebook
Publicado em:22/09/2016
Lançado em 2015 com o objetivo de fomentar a internacionalização da formação de sanitaristas na ENSP, o Programa de Estágio Internacional da Escola está com sua segunda turma em pleno desenvolvimento de suas atividades nas duas instituições formadoras de Cuba: a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensap) e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia (Inhem). Assim como no primeiro ano, a chamada 2016 foi dirigida aos dois Programas de Residência da ENSP (Multiprofissional e Médica), que selecionaram oito candidatos, os quais cumprirão suas atividades em Havana e municípios próximos à capital no período de 5 a 30 de setembro. Acompanha os residentes a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Maria Alice Pessanha de Carvalho, pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Escola.

Turma do Programa de Estágio Internacional da ENSP participa do II Colóquio Brasil-Cuba

Após concluírem o primeiro ciclo do programa na Ensap/Cuba, em que houve oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, a estrutura e os programas de Atenção Primária em Saúde do país, os residentes e a coordenadora participaram do II Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, quando apresentaram seus respectivos programas de formação no Brasil. Na ocasião, também discutiram com alunos e professores de instituições cubanas os desafios da internacionalização, bem como as peculiaridades da formação em serviços, na perspectiva de Cuba e Brasil.

Participaram, ainda, do debate o diretor da ENSP, Hermano Castro, o vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios, Marco Menezes, e o assessor de Cooperação Internacional da Escola, Frederico Peres. Nas palavras de Hermano Castro, o Programa de Estágio Internacional é uma das mais relevantes iniciativas que a instituição desenvolveu no processo de aperfeiçoamento constante de seu ensino. “A perspectiva da internacionalização na formação de sanitaristas é um dos principais pilares que sustentam a abrangência e a importância desse profissional. E a possibilidade do estágio em Cuba, nas principais instituições formadoras de sanitaristas do país, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre os países e, ainda, favorecendo o crescimento do sentimento e da importância da solidariedade em nossos alunos, é algo único, que, certamente, ficará para sempre em suas vidas” concluiu o diretor. 

Ao final do colóquio, os residentes iniciam o último ciclo do estágio no Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhem).

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: Turma do Programa de Estágio Internacional da ENSP participa do II Colóquio Brasil-Cuba