Busca do site
menu

Opas pede reforço em legislações sobre segurança no trânsito para reduzir número de lesões e mortes

ícone facebook
Publicado em:15/09/2016
Opas pede reforço em legislações sobre segurança no trânsito para reduzir número de lesões e mortesAs mortes por lesões causadas no trânsito aumentaram 3% nas Américas entre 2010 e 2013, segundo o Relatório sobre segurança no trânsito na região das Américas, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para reverter essa tendência, a instituição internacional insta os países a melhorar suas legislações sobre segurança no trânsito. O novo relatório fornece um panorama da situação de segurança no trânsito em 31 países e territórios do continente americano com base nos dados disponíveis. Mais de 154 mil pessoas morreram devido a lesões relacionadas ao trânsito nas Américas em 2013. O número representa quase 12% de todas as mortes relacionadas ao trânsito em nível mundial. Acidentes dessa natureza são a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, particularmente entre homens (73%).

“Os acidentes no trânsito provocam muitas lesões e mortes evitáveis e geram um fardo pesado para os sistemas de saúde”, afirmou Carissa F. Etienne, diretora da OPAS, oficina regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A aplicação firme e coerente das leis de trânsito e as campanhas de sensibilização do público são fundamentais para reduzir esse fardo e salvar vidas”, acrescentou.

As leis de segurança no trânsito melhoram o comportamento dos usuários das vias e reduzem acidentes, lesões e mortes. O relatório observa que, em geral, os países da região não fizeram o suficiente para executar essas medidas, que incluem: limites máximos de velocidade em vias urbanas inferiores ou iguais a 50 quilômetros por hora; uso do cinto de segurança por todos os passageiros do veículo; limites de concentração de álcool no sangue de 0,05g/dl; uso de capacetes por todos os ocupantes de motocicletas; e uso de sistemas de retenção para crianças.

Leia mais aqui

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Opas pede reforço em legislações sobre segurança no trânsito para reduzir número de lesões e mortes