Busca do site
menu

ENSP 62 anos: luta pelo SUS no contexto atual e jornalismo crítico e independente pautam debates

ícone facebook
Publicado em:13/09/2016
As atividades da semana comemorativa aos 62 anos da Escola Nacional de Saúde Pública continuam, na quarta-feira, 14 de setembro, a partir das 9 horas, com dois grandes temas pautando as mesas-redondas. O papel da saúde coletiva e dos trabalhadores e estudantes na luta pelo SUS e Jornalismo crítico e independente na construção de uma proposta democrática de saúde estarão em discussão ao longo do dia. Na ocasião, será lançado o novo Portal de Ensino da Escola, que apresenta, de forma mais estruturada, as ações institucionais no campo da formação em saúde. No intervalo das mesas-redondas, das 12 às 14 horas, a mostra Experiências do Saber e do Cuidar apresentará vídeos produzidos pelos estudantes do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila e uma roda de conversa com apresentação da Biblioteca Parque de Manguinhos, colaboração entre escolas de Manguinhos e apresentação do projeto Alunos Presente. Além disso, haverá declamação de poemas no Sarau Manguinhos.

No terceiro dia de comemorações, o Fórum de Estudantes da ENSP estará na coordenação da mesa O papel da saúde coletiva e dos trabalhadores e estudantes na luta pelo SUS no contexto atual, marcada para 9 horas. O evento terá presença da pesquisadora Cristiani Machado, do departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, do professor André Dantas, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e de representantes do OcupaSUS RJ. Ainda durante a atividade, a Vice-Direção de Ensino da ENSP promoverá o lançamento do novo Portal de Ensino da Escola, que apresenta, de forma mais estruturada, as ações institucionais no campo da formação em saúde.

A partir das 14 horas, o editor-chefe do Programa Radis de Comunicação e Saúde, Rogério Lannes, e o pesquisador aposentado da ENSP Álvaro Nascimento serão os palestrantes da mesa Jornalismo crítico e independente na construção de uma proposta democrática de saúde. O debate será coordenado pela integrante do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/Icict) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS), Janine Miranda Cardoso.

De 12 a 16 de setembro, a ENSP celebra 62 anos relembrando um dos principais momentos de luta pela universalização da saúde no Brasil: a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema, Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a ENSP resgata a importância histórica do evento e pretende alertar para os diversos ataques à democracia e ao Sistema Único de Saúde da atual conjuntura. Confira a programação.
 
ENSP 62 anos: luta pelo SUS no contexto atual e jornalismo crítico e independente pautam debates

Mostra Experiências do Saber e do Cuidar

ENSP 62 anos: luta pelo SUS no contexto atual e jornalismo crítico e independente pautam debates

 


Seções Relacionadas:
62 anos ENSP Radis

Nenhum comentário para: ENSP 62 anos: luta pelo SUS no contexto atual e jornalismo crítico e independente pautam debates