Busca do site
menu

Dossiê Abrasco ganha versão em espanhol

ícone facebook
Publicado em:06/09/2016
Dossiê Abrasco ganha versão em espanholO ‘Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde’ revela que a situação do Brasil em relação ao uso dos agrotóxicos está cada vez mais grave e a correlação de forças no campo social propicia desafios maiores. O consumo de venenos agrícolas cresce ano após ano no país, está em curso um processo de desregulamentação do uso de agrotóxicos no país. “Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil não é revertida” diziam os autores em 2015, quando a versão atualizada, com mais de 600 páginas, foi lançada no Rio de Janeiro. O livro reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam evidências científicas e correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde: “Não há dúvida, estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente”, diz o Dossiê.

E em relação ao uso de agrotóxicos, o que acontece no Brasil interessa aos outros países da America Latina, assim como é importante aos brasileiros engajados na luta contra o modelo de desenvolvimento do agronegócio estar cada vez mais articulados com pesquisadores, técnicos e militantes que estão na mesma luta em outros países de nossa latinoamerica. Foi justamente como estratégia de fortalecer essas articulações na América Latina que a tradução do livro foi planejada e viabilizada, numa parceria estratégica entre a Universidad Andina Simón Bolívar (Sede Equador), a Universidad Nacional de Colombia – através de seu Programa Interfaculdades de Doutorado em Saúde Pública, a Red Colombiana de Salud Colectiva, a Abrasco e a Fiocruz – instituição que apoiou a execução do projeto. A parceria foi concebida em um mais amplo conjunto de articulações que envolvem outros países da América Latina que atuam para viabilizar a construção de um Dossiê Latinoamericano dos Impactos dos Agrotóxicos.

André Búrigo, membro da coordenação do GT Saúde e Ambiente da Abrasco, chama a atenção para o caminho que o Dossiê seguirá a partir desta tradução – “A tradução do Dossiê Abrasco para o espanhol é uma expressão de força da Saúde Coletiva Latinoamericana e de unidade na luta contra o modelo de desenvolvimento que contamina e intoxica a vida. O apoio da Fiocruz foi fundamental para que esse projeto se tornasse possível. A cooperação internacional só tende a avançar, agora que o livro será lido em vários outros países. Esperamos que possamos dar nossa contribuição para que cada vez mais fiquem fortes as articulações entre saúde coletiva e agroecologia, pesquisadores e movimentos sociais, em toda a América Latina. Nossa gratidão aos companheiros e instituições envolvidas pelo excelente trabalho realizado”, comenta Búrigo.

Sobre a versão latinoamericana do Dossiê Abrasco, o reitor da Universidade Andina Simón Bolívar (Sede Equador), Jaime Breilh, declarou: “Nuestro equipo realizó un colaboración inmediata, eficiente y de alta calidad para la traducción del Dossier. un trabajo de alta calidad por un compromiso con dos entidades como Fiocruz y Abrasco, con las cuáles tenemos una relación fraterna y cuyo prestigio había que proteger, pero también motivadas por la necesidad de proteger el prestigio de la Universidad Andina”

O lançamento do Dossiê na versão em espanhol será realizado na Universidad Nacional de Colombia, nesta terça-feira, 6 de setembro, às 17 horas e contará com transmissão ao vivo através deste link. O livro, uma co-edição da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, e da editora Expressão Popular, está agora disponível em espanhol, com acesso gratuito graças a esta parceria entre as instituições: Universidade Andina Simón Bolívar – por meio dos investigadoras de Área de Saúde, María José Breilh e Ylonka Tillería, e com a participação da Universidad Nacional de Colombia. Em breve, a versão em PDF do Dossiê Abrasco, em espanhol, ficará disponível no site da Abrasco.

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Dossiê Abrasco ganha versão em espanhol