Busca do site
menu

'Saúde é nossa conquista e nosso direito': ENSP comemora 62 anos

ícone facebook
Publicado em:17/08/2016
Na semana de 12 a 16 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Ficoruz) celebrará seu aniversário de 62 anos relembrando um dos principais momentos da luta pela universalização da saúde no Brasil, a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª CNS, a ENSP, além de resgatar a importância do evento histórico, também pretende alertar sobre os diversos ataques à democracia e ao Sistema Único de Saúde na atual conjuntura. Em entrevista ao Meu Portal, a coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Rita Mattos, falou da programação do evento e convidou os alunos e trabalhadores da Escola a participar da mostra Experiências do Saber e do Cuidar, que pretende aliar a produção dos trabalhadores dos mais diversos campos do conhecimento à cultura.
 
Meu Portal: Como foi definido o tema da semana de aniversário dos 62 anos da ENSP?
 
'Saúde é nossa conquista e nosso direito': ENSP comemora 62 anosRita Mattos: Optamos por relembrar a importância e os 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, um marco do Movimento da Reforma Sanitária, aproveitando o gancho da conjuntura política atual, que vem promovendo diversos ataques ao SUS e aos direitos conquistados pelos cidadãos. Por isso o tema Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde.
 
Meu Portal: Quais são as atividades planejadas para a semana de 12 a 16 de setembro?
 
Rita Mattos: Embora o aniversário da Escola seja no dia 3 de setembro, a semana comemorativa será de 12 a 16 de setembro. Os temas estão relacionados à importância e ao contexto histórico da 8ª CNS, mas também destacaremos a relevância do papel dos profissionais de saúde e dos estudantes na luta pelo SUS, os desafios permanentes da 8ª Conferência, a tentativa de desmonte do sistema e outros temas de grande interesse nacional, como o monitoramento das condições de saúde de grandes empreendimentos.
 
Posso adiantar que a mesa de abertura discutirá a importância da história da 8ª Conferência Nacional de Saúde em palestra do ex-presidente da Fiocruz Paulo Buss. No mesmo dia, a mesa da tarde abordará as Contribuições da 8ª CNS para a Constituinte de 88, Implantação do SUS e desafios no momento atual. 
 
Também merece destaque o lançamento do novo Portal da Vice-Direção de Ensino da ENSP, a formatura das turmas no lato e stricto sensu, um debate sobre assédio moral e a Mostra Experiências do Saber e do Cuidar, que convida alunos, professores, pesquisadores, colaboradores e trabalhadores das diversas áreas da Escola a compartilhar seu trabalho realizado na ENSP de forma lúdica, cultural, ou seja, diferente do dia a dia.
 
Meu Portal: Como os interessados podem se inscrever para a mostra?
 
Rita Mattos: A mostra ocorrerá durante toda a semana comemorativa da ENSP, e a ideia é mostrar nossos trabalhos na área de ensino, pesquisa e serviço de uma forma mais interativa, cultural. Chamamos todos para apresentar seus trabalhos em diversas modalidades, como teatro, música, poesia, vídeo, música, fotografia e diversas outras.
 
O interessado deve acessar o Meu Portal ENSP, ler as regras de participação, preencher a ficha e enviá-la para secretariacci@ensp.fiocruz.br. As inscrições estarão abertas até 2/9. Acesse os documentos aqui
 
A programação completa da semana de aniversário dos 62 anos da ENSP será divulgada em breve no Portal ENSP.

Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: 'Saúde é nossa conquista e nosso direito': ENSP comemora 62 anos