Busca do site
menu

Malária: Progressos e Desafios é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (16/08)

ícone facebook
Publicado em:15/08/2016
Malária: Progressos e Desafios é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (16/08)A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu como meta a eliminação da malária em 35 países até 2030. O objetivo traçado em maio do ano passado também inclui a redução dos casos em 90%. Alinhado a esses objetivos, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Eliminação da Malária no Brasil, em dezembro de 2015. Segundo levantamento da pasta, em 2015 o Brasil registrou o menor número de casos da doença nos últimos 35 anos.

Mas se parece haver luz no horizonte, com o avanço dos tratamentos e a redução do número de casos, ainda há diversos obstáculos, como mostram os 143 mil casos notificados no ano passado, com 26 mortes. Dentro desse panorama o Sala de Convidados discute o tema 'Malária: Progressos e Desafios', nesta terça-feira (16), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

Os novos tratamentos, o papel de instituições de ponta no combate à malária, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o trabalho do Ministério da Saúde, a prevenção, as dificuldades nas áreas endêmicas da doença, como a Região Amazônica, e o forte componente social no problema da malária estarão entre as questões que serão debatidas.

Os convidados são o médico e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro; o coordenador de Assistência Farmacêutica do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz), Antônio Carlos Morais; o vice-diretor de Gestão Institucional de Farmanguinhos, Jorge Mendonça; e o pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem  assistir pela  Oi TV, canal 910.
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Malária: Progressos e Desafios é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (16/08)