Busca do site
menu

Sala de Convidados aborda os 40 anos da Reforma Sanitária

ícone facebook
Publicado em:27/06/2016
Sala de Convidados aborda os 40 anos da Reforma SanitáriaHá 40 anos era plantada a semente do movimento da Reforma Sanitária, nascido no contexto de luta contra a Ditadura Militar, na década de 1970, envolvendo saúde e democracia. Desde então, o movimento trabalha por mudanças em todo o setor saúde e foi uma das bases para a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986; para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o ideal da saúde como um direito no país, previsto na Constituição de 1988.
 
Em um momento em que o SUS segue enfrentando ameaças e desafios à sua consolidação, o Sala de Convidados discute, nesta terça-feira (28), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde, os 40 anos da Reforma Sanitária, que segue em curso por melhorias para a saúde da população.
 
A discussão irá da atuação da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) ao trabalho da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), dos 40 anos do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) às ações do Conselho Nacional de Saúde (CNS); do desenvolvimento dos conceitos que fundamentam o Sistema Único de Saúde à atuação histórica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no movimento da Reforma Sanitária. Tudo isso e muitos outros temas transversais estarão em debate nesta edição do programa.
 
Os convidados são o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos; o diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Nelson Rodrigues dos Santos; e o médico sanitarista e Vereador de Campinas, Pedro Tourinho de Siqueira.
 
Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde. 
 
Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
 
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde para mais informações.
Fonte: Canal Saúde/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Sala de Convidados aborda os 40 anos da Reforma Sanitária