Busca do site
menu

Instituto Pasteur concede bolsa a pesquisador da ENSP/Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:24/06/2016
Instituto Pasteur concede bolsa a pesquisador da ENSP/FiocruzEm missão científica de um ano no Instituto Pasteur, em Paris, o pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Pedro Teixeira foi agraciado com uma bolsa de estudos do Programa Calmette et Yersin, financiada pela própria direção internacional do instituto francês. O projeto aprovado visa aprofundar os estudos na área de Biossegurança e Biosseguridade com ênfase nas doenças emergentes e reemergentes e nas boas práticas de laboratório. Seu objetivo também será investigar as principais técnicas de diagnóstico de doenças: como zika e ebola e outras doenças de importância médica.
 
Atualmente, Pedro Teixeira atua como pesquisador na Célula de Intervenção Biológica de Urgência (CIBU), do Instituto Pasteur, em Paris, que faz parte do Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para referência e pesquisa em arbovírus e febres hemorrágicas virais. Dirigida por Jean-Claude Manuguerra, a célula está implicada diretamente no diagnóstico e pesquisa sobre o vírus zika. Um do de seus polos desenvolveu e validou uma técnica de sorologia que permite realizar rapidamente o diagnóstico do vírus zika e outros arbovírus. Outro polo realizou o sequenciamento das estirpes do vírus zika da epidemia na Polinésia Francesa.
 
A participação do pesquisador brasileiro faz parte do Acordo de Cooperação Tripartite estabelecido entre a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Pasteur, em junho de 2015. Por meio desta negociação, a Rede Internacional dos Institutos Pasteur (RIIP) tem trabalhado em estreita colaboração com seus parceiros brasileiros, a fim de desenvolver testes de diagnóstico sorológico e molecular, trabalhar na concepção de novas vacinas e fornecer conselhos a respeito das opções existentes para lutar contra os vetores transmissores de zika e outros arbovírus. Suas equipes também fazem estudos epidemiológicos para uma melhor compreensão dos sintomas neurológicos observados nos pacientes e,em particular, nas mulheres grávidas.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Instituto Pasteur concede bolsa a pesquisador da ENSP/Fiocruz