Busca do site
menu

Plataforma virtual reúne informações científicas sobre o Mais Médicos

ícone facebook
Publicado em:02/06/2016
Plataforma virtual reúne informações científicas sobre o Mais MédicosA nova versão da Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos permite visualizar a totalidade das pesquisas científicas, em andamento e concluídas, e acessar publicações (artigos, capítulos de livros, livros e teses defendidas, entre outras) sobre o tema. “A Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos propicia o intercâmbio de conhecimento entre os pesquisadores, gestores e demais profissionais de saúde ao facilitar o acesso às evidências científicas geradas”, explica o coordenador da Unidade Técnica do Programa Mais Médicos da Opas, Renato Tasca.

Das 32 pesquisas cadastradas na Plataforma, a maioria retrata como tema principal o impacto, a percepção e a avaliação do Programa Mais Médicos. O desenho metodológico preponderante é o estudo qualitativo e descritivo, ficando o desenho analítico utilizado em poucas pesquisas. Sobre o percentual em andamento das pesquisas por abrangência geográfica, a Plataforma de Conhecimentos mostra que um em cada cinco investigações em curso abrange a região Nordeste e em nível nacional.

A iniciativa surgiu em agosto de 2015, organizada pela Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde da Abrasco, para divulgar acervos de pesquisas sobre o Programa Mais Médicos disponibilizados por colaboradores. Com a parceria da Opas Brasil e do Ministério da Saúde, a ferramenta virtual foi reformulada visando aperfeiçoar a identificação de conteúdos, especialmente, de publicações. A iniciativa foi  apresentada por representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil e da Rede de Pesquisa em Atenção Primária em Saúde da Abrasco, no 12º Congresso da Rede Unida, ocorrido em março, em Campo Grande/MS.

Participação de pesquisadores

Nas seções Cadastre sua Pesquisa e Sugira uma Publicação, qualquer pesquisador ou visitante pode enviar informações sobre outras pesquisas e publicações ainda não constantes no banco de dados da Plataforma. O cadastro é feito por meio do preenchimento do formulário online. Outra característica da ferramenta é permitir a busca ao banco de dados, utilizando palavras-chave.

A Plataforma de conhecimentos reservou uma seção – O Olhar para a Gestão – para direcionar a informação para o gestor (federal, estadual ou municipal) na tomada de decisão ou implementações do Programa Mais Médicos. O espaço divulga opinião de pesquisadores sobre artigos relacionados à gestão do programa. Qualquer pesquisador pode participar, basta enviar o seu comentário sobre o artigo selecionado para os editores da Plataforma, por meio do email pmmplataforma@gmail.com. O comentário é assinado e representa a opinião do pesquisador.

Também há divulgação de notícias sobre eventos e entrevistas com pesquisadores envolvidos no tema. A iniciativa possui uma interface na rede social Facebook para otimizar a divulgação de seu conteúdo.

Acesse a Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos.

Fonte: Plataforma de Conhecimentos Programa Mais Médicos
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Plataforma virtual reúne informações científicas sobre o Mais Médicos