Busca do site
menu

OMS defende fortalecimento e ampliação do Sistema Único de Saúde

ícone facebook
Publicado em:25/05/2016

OMS defende fortalecimento e ampliação do Sistema Único de SaúdeDurante abertura da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, em 22/5 em Curitiba, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Joaquín Molina, destacou aos participantes na abertura do evento a necessidade de defender e ampliar o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. “A Opas compartilha com o SUS valores de equidade e acesso de todos à saúde. Nós vemos um só caminho para o SUS: fazer mais saúde, fazê-lo mais universal, fazer o SUS cada vez mais SUS”, afirmou Molina.

Segundo Molina, em todos os países e territórios das Américas, os mais ricos têm maior expectativa de vida e usufruem de melhor saúde do que os menos favorecidos. "Pertencer a certos grupos pode significar piores condições de vida, de acesso a serviços, de participação e ascensão social, caracterizando-se como iniquidades evitáveis e, portanto, injustas. Isso é injusto. E alguns grupos ainda enfrentam diferentes formas de desigualdade, que podem sobrepor-se à posição e a condição econômica, como as relacionadas ao sexo e à etnia”, alertou.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) também falou sobre o Sistema. “Esperamos que, com esta conferência, digamos ao mundo que não há democracia sem SUS e nem SUS sem democracia.” O vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Paulo de Goés, concordou. “A melhor forma de defesa do SUS é intensificarmos o esforço para garantir a reforma sanitária. Não há saúde sem justiça social, nem democracia. Não há SUS sem democracia. Não há promoção de saúde sem democracia.”

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, chamou atenção ainda para outras iniciativas brasileiras, como o “Vida no Trânsito” — realizada em parceira com a Opas. “Com o programa, conseguimos a redução de 40% das mortes no trânsito e, consequentemente, de gastos públicos.”


Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Fique por Dentro

Nenhum comentário para: OMS defende fortalecimento e ampliação do Sistema Único de Saúde