Busca do site
menu

Formação em segurança do paciente segue com inscrições até 8/6

ícone facebook
Publicado em:10/05/2016
Formação em segurança do paciente segue com inscrições até 8/6Seguem abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). A nova formação, oferecida pela ENSP na modalidade a distância, conta com momentos presenciais. Ao todo, estão disponíveis 1.100 vagas, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 8 de junho de 2016. O curso tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre as questões da qualidade e da segurança do paciente como questões-chave da prestação de cuidados de saúde, e seu coordenador será o pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Walter Mendes, membro do comitê de implementação da Política Nacional de Segurança do Paciente.
 
Entre os temas que compõem a grade curricular do curso estão a qualidade e segurança do paciente; a perspectiva histórica e principais desenvolvimentos da segurança do paciente; a taxonomia em segurança do paciente; o erro e as violações no cuidado em saúde; a magnitude do problema e os fatores contribuintes do erro e dos eventos adversos; o direito e a segurança do paciente; as infecções relacionadas aos cuidados de saúde; a segurança do paciente e o diagnóstico; erros laboratoriais; a gestão do risco de quedas e de úlceras por pressão; a segurança do paciente em serviços de urgências e unidades de cuidados intensivos; a gestão do risco não clínico; maternidade segura; a segurança do paciente nos cuidados primários de saúde; as consequências econômicas dos erros e dos eventos adversos; a cultura em segurança do paciente; os indicadores da área; a saúde e a segurança do trabalho, ergonomia e segurança do paciente; a comunicação entre profissionais de saúde e a segurança do paciente; o envolvimento do paciente: desafios, estratégias e limites; entre outros. 
 
A formação é voltada para profissionais de nível superior que atuam em estabelecimentos de saúde, tais como hospitais, unidades de Pronto Atendimento 24h (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências, que estejam aprovados no Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência de acordo com a Portaria MS/GM nº 1.600, de 7 de julho de 2011; e ainda nas instituições de saúde gestoras do SUS em atividades de coordenação de ações da atenção à urgência e emergência de nível central. São consideradas instituições de nível central, nesse edital, instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível municipal, estadual e federal (Secretarias Municipais, Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde). Para participar, também é necessário apresentar carta de indicação assinada pelo responsável, informando a indicação e a liberação do profissional para o curso.
 
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: mil vagas para candidatos que atuam em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento 24h (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; e 100 vagas voltadas para profissionais de instituições de saúde gestoras do SUS em atividades de coordenação de ações da atenção à urgência e emergência de nível central. 
 
A estrutura do curso é organizada em três unidades de aprendizagem, subdividas em 28 módulos. A carga horária total é de 448h, sendo 408 realizadas a distância e 40h de forma presencial, durando em torno de 13 meses. O curso está previsto para iniciar em outubro de 2016, com término em novembro de 2017. Já os momentos presenciais estão previstos para outubro de 2016, março e novembro de 2017. 
 
Além das 1.100 vagas, será selecionado o percentual de 20% a mais de candidatos na condição de suplentes, para o caso de algum candidato inicialmente indicado não atender, de forma satisfatória, aos requisitos previstos, assegurando que todas as vagas sejam preenchidas.
 
Acesse aqui o edital e confira todas as informações disponíveis:
 
Curso de Especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE)
Inscrições: até 8/6/16

Seções Relacionadas:
Editais Educação a Distância Ensino

Nenhum comentário para: Formação em segurança do paciente segue com inscrições até 8/6