Busca do site
menu

Novo curso a distância sobre segurança do paciente seleciona tutores até 23/5

ícone facebook
Publicado em:19/05/2016
Novo curso a distância sobre segurança do paciente seleciona tutores até 23/5Estão abertas as inscrições de tutores para o curso de especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, oferecido na modalidade a distância. A chamada visa selecionar profissionais que atuarão na nova formação, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos acerca de questões da qualidade e da segurança do paciente enquanto questões-chave da prestação de cuidados de saúde. A seleção é voltada para profissionais com nível superior com especialização e comprovada experiência docente em processos educativos, bem como experiência em serviço nas áreas de: qualidade em saúde e/ou segurança do paciente. O pesquisador da ENSP e coordenador do curso, Walter Mendes, destacou que, em breve, o edital de seleção de alunos para esta nova formação será divulgado. 
 
Este curso trata da segurança do paciente como uma dimensão da qualidade do cuidado nos serviços de saúde. Os vários tipos de risco existentes num serviço de saúde e as soluções já conhecidas para mitigá-los ou evitá-los; além de aspectos da gestão na condução da segurança do paciente nos serviços de saúde. A partir desta formação espera-se que o aluno tenha condições de analisar as diversas racionalidades para lidar com o erro em saúde; compreender que errar é humano; conhecer a cultura de segurança da sua organização para planejar a gestão clínica; conhecer a diferença entre licenciamento de serviços de saúde e a inspeção de instituições de saúde e da certificação e acreditação de um serviço de saúde; conhecer os vários tipos de risco do serviço de saúde e as soluções já conhecidas, sustentadas em evidências científicas para mitigá-los ou preveni-los; incorporar uma abordagem sistêmica para lidar com o erro, que implica em não punir, não culpar e não humilhar individualmente quem erra; incorporar o tema segurança do paciente como central no trabalho do gestor em saúde e do profissional responsável pelo cuidado; entre outros. 
 
A especialização é composta de três unidades de aprendizagem, é oferecida na modalidade a distância e três encontros presenciais. Sua carga horária é de 448h, sendo 408h realizadas a distância e 40h de forma presencial. O início do curso está previsto para outubro de 2016 com término em novembro de 2017. 
 
Para a seleção de tutores, estão sendo ofertadas 17 vagas. No entanto, serão selecionados 27 candidatos, sendo 17 para ocuparem as vagas efetivas e 10 como suplentes, afim de assegurar a substituição imediata de tutores caso seja necessário. 
 
Seleção de tutores
Edital de seleção:
Inscrição: até 23/5
Vagas: 17

Seções Relacionadas:
Educação a Distância Ensino

Nenhum comentário para: Novo curso a distância sobre segurança do paciente seleciona tutores até 23/5