Busca do site
menu

Plano brasileiro de Segurança do Paciente comemora 3 anos de implementação

ícone facebook
Publicado em:20/04/2016
Para celebrar os três anos de atuação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), os pesquisadores da ENSP Walter Mendes e Victor Grabois falaram sobre seus avanços, entraves, perspectivas futuras e desafios a serem enfrentados nessa área.

Mendes integra o Comitê de Implantação do PNSP como representante da Fiocruz e Grabois é seu suplente nesse cargo. Ambos também são membros do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O Proqualis foi o responsável pela coordenação do desenvolvimento de uma das principais ações do PNSP: os protocolos de segurança do paciente com foco nos problemas de maior incidência. 
 
A conversa entre Grabois e Mendes foi produzida pelo Centro Colaborador em comemoração aos três anos do Plano Nacional de Segurança do Paciente. Nela, ambos abordam aspectos a segurança do paciente na assistência, a introdução da temática nos currículos de graduação etc. Sobre pontos que ainda precisam avançar, Walter ressaltou a falta de indução a pesquisas nessa área. “Elas são realizadas, mas por iniciativa das organizações ou órgão de fomento”, detalhou. 
 
Victor Grabois ressaltou a importância de se comemorar o fato de que alguns milhares de hospitais e instituições de saúde terem criado núcleos de segurança do paciente e terem elaborado seus respectivos planos.

Confira a entrevista.
 
Plano brasileiro de Segurança do Paciente comemora 3 anos de implementação


Plano brasileiro de Segurança do Paciente comemora 3 anos de implementação

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
23/04/2016 11:32
Bom trabalho e muito importante ! Parabéns Walter e Victor !!! Vão em frente.....!!!