Roda de conversa incentiva cooperação dos profissionais da 'ponta' do SUS

Publicada em
 
 
 

Reunir grupos, equipes, lideranças e ativistas que desenvolvem projetos, atividades ou serviços na "fronteira" do Sistema Único de Saúde com os cidadãos e promover a interação entre eles. Estes são os objetivos do 3º Encontro das Pontas do SUS, que será realizado dia 14 de abril, das 13h às 17h, na sala 410 da ENSP. Coordenado pelo pesquisador Nilton Bahlis dos Santos, a atividade pretende oferecer um panorama das iniciativas organizadas nas "Pontas do SUS", para que, através da colaboração, haja reforço e reconhecimento mútuo. O encontro pode ser acompanhado no Facebook até o dia 30 de abril, com o envio de depoimentos e relatos de experiências. 
 
"O 3º Encontro das Pontas do SUS ouvirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e aqueles que trabalham no atendimento a esse público, ambos reconhecidos aqui como ‘pontas do SUS’. Também são considerados os grupos de pesquisas, comunidades de base, organizações, redes sociais, blogueiros, pastorais, ativistas e grupos militantes, Agentes Comunitários de Saúde, trabalhadores do serviço público como os profissionais que atuam nas Unidades Escolares e Unidades de Saúde”, exemplificou o coordenador do Encontro.
 
Bahlis reforma que a ideia é fazer com que as “Pontas do SUS” se apresentem, se conheçam e dialoguem sobre problemas similares e compartilhem experiências e conhecimentos. “Desejamos valorizar quem está nas ‘Pontas do SUS’ e favorecer o aprimoramento das práticas produtoras de saúde.”
 
O evento
 
A atividade presencial terá o formato de Roda de Conversa, na qual os inscritos farão seu depoimento. Será transmitido ao vivo e informado no grupo do Facebook, com os depoimentos gravados e disponibilizados no Canal do Youtube, junto com a gravação do evento. Os apresentadores das experiências também poderão disponibilizar, nos Arquivos das Pontas do SUS, seus documentos, artigos, relatórios e toda a forma de publicação relacionada. Após o evento, o ambiente virtual continuará como comunidade permanente, recebendo a colaboração de novos grupos que serão apresentados no canal do Youtube e no Repositório.
 
3º Encontro das Pontas do Sus é um evento do Projeto "Unindo as pontas do SUS: Co-laboração entre pesquisas para produção da saúde nas relações com a sociedade", contemplado pelo Edital Nº 41/2013/FAPERJ, do  Programa "Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro", tendo como coordenadores os pesquisadores Nilton Bahlis dos Santos, Coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologia Interativa (Next) e do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", da Ensp/Fiocruz; Marcio Luiz Braga Corrêa de Mello, Pesquisador do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB/IOC); Maria Paula de Oliveira Bonatto, pesquisadora do Museu da Vida/COC; e Maria das Mercês Navarro Vasconcellos pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).
 
Saiba mais do Evento:
 
Formas de participação:
 
Virtual ou Presencial ou Ambas
Virtual: Durante todo o mês de abril: de 1º a 30 de abril na página do grupo (https://www.facebook.com/groups/UnindoAsPontasDoSUS/)
Como? Pelo envio de depoimento / relato de experiência para a página do grupo
 
Presencial: Dia: 14 de abril (quinta-feira) Horário: 13h às 17h
Local: Sala 410 do Prédio da ENSP - Campus da Fiocruz/Manguinhos
Como? Apresentando relato, debatendo e trocando experiências na Roda de Conversa.
 
Tipo de depoimento: Livre, mas pode seguir as perguntas orientadoras*
Formato do depoimento: Conforme escolha do participante: escrito, gravação em vídeo de celular ou áudio
Duração em caso de áudio ou vídeo: Tempo máximo de 10 minutos
Qual o processo: O depoimento / relato encaminhado pelo participante pode ser alterado ao longo do mês.
 
*Perguntas orientadoras do depoimento:
Título do relato?
Qual é a ação, pesquisa ou atividade desenvolvida?
Para que ela existe?
Por que ela é importante para as pontas do SUS?
Quem realiza esta ação?
Onde e Como é realizada a ação?
O que aprendeu com esta ação?
O que mais dificulta a realização desta ação?
O que mais facilita esta ação?

Nenhum comentário para "Roda de conversa incentiva cooperação dos profissionais da 'ponta' do SUS"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.