Busca do site
menu

'Os desafios do SUS devem ser lema de todos nós', afirma diretor da ENSP

ícone facebook
Publicado em:21/03/2016
'Os desafios do SUS devem ser lema de todos nós', afirma diretor da ENSPEm 1988, com a publicação da Constituição Brasileira, a saúde passou a ser um bem de todos e dever do Estado. Desde então, pesquisadores de diferentes áreas estudam, militam, empenham-se, realizam e idealizam um Sistema Único de Saúde que seja, de fato, equitativo, integral e universal no que tange a atenção à saúde. Muitos têm sido os percalços: esgotamento de investimentos; rotatividade de recursos humanos em decorrência da precarização do vínculo; e a recente, perigosa e controversa Agenda Brasil, proposta encaminhada ao Palácio do Planalto pelo Senado que ameaça os princípios da Constituição, em especial o direito universal à saúde. A favor do fortalecimento da nossa democracia, a comunidade ENSP, persistente na luta pelos direitos universais à saúde, comemora o dia do #OrgulhoSUS nesta segunda-feira, 21 de março.

O diretor da ENSP, Hermano Castro, lembrou que o Dia do Orgulho SUS, comemorado no Brasil em 21 de março, rememora a data de encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde – ocorrida em 1986. Essa edição da conferência teve como marco a aprovação das diretrizes para a criação do SUS, marcada também pela ampla participação popular. Segundo Hermano, atualmente, vivemos momentos de transição na política brasileira, os quais “são delicados e de extrema importância para o fortalecimento da democracia do nosso país”, avaliou ele, dizend, ainda, que "os desafios do SUS devem ser tema e lema de todos nós".

O movimento brasileiro #orgulhosus é inspirado na ideia nascida em 2013, no Reino Unido, chamada Change Day. Ela teve início em uma troca de mensagens entre jovens na rede social twitter sobre como eles poderiam melhorar seu serviço de saúde e a assistência à população daquele país. Em pouco tempo, essa iniciativa se tornou uma campanha que envolveu profissionais de todo o sistema nacional de saúde do Reino Unido e outros apoiadores e incentivadores das mudanças. A ideia do movimento popular #changeday é promover melhorias na saúde por meio de mudança positiva a partir da atitude de cada indivíduo.

No Brasil, a campanha liderada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está em sua segunda edição e continua motivada a saber qual o compromisso de cada um por um SUS melhor. Este ano, a Secretaria quer aumentar o engajamento social na campanha com a participação de profissionais que atuam no SUS e usuários. Eles podem participar compartilhando uma foto ou vídeo no Instagram com a hashtag #orgulhosus, explicando quais ações cada um faz no dia a dia para tornar o SUS melhor.

Além disso, está disponível, na página do Facebook e Twitter da SMS/RJ, o twibbon #orgulhosus. Assim, todos poderão trocar suas fotos de perfil para mostrar o apoio à campanha. Troque sua foto você também!. Facebook: http://www.facebook.com/SecretariadaSaudeRJ ou Twitter http://www.twitter.com/Saude_Rio. Link de troca de imagem: http://twibbon.com/support/orgulhosus

Confira, abaixo, o vídeo especial da ENSP para marcar o #orgulhoSUS.


 

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS

Nenhum comentário para: 'Os desafios do SUS devem ser lema de todos nós', afirma diretor da ENSP