Inscrições abertas para sete cursos de especialização da ENSP

Publicada em
 
 
 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para sete cursos de especialização, totalizando 190 vagas. São oferecidas 20 vagas para a especialização em Gênero, Sexualidade e Diretos Humanos; 30 para Gestão e Tecnologias do Saneamento; 20 vagas para o curso de Direito e Saúde; 30 para a especialização em Saúde Pública; 35 para Gestão de Hemocentros; 35 vagas para a especialização em Vigilância Sanitária; e 20 para Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.Todas as inscrições devem ser feitas pela Plataforma SigaLS. Confira as datas, os cronogramas e os detalhes, de cada uma das chamadas, em seus respectivos editais. 

Curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Diretos Humanos
 
O curso tem como objetivo promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos. Ele pretende ainda colaborar com o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no seu dia a dia profissional ou de militância política. Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem possuir nível superior nas mais diversas áreas de atuação, tais como: Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, inclusive Movimentos Sociais, entre outras, que em suas atividades necessitem ampliar sua compreensão sobre as questões relativas a Gênero e Sexualidade.
 
Ao todo, estão sendo oferecidas 20 vagas e a carga horária total são de 520 horas, sendo 380 horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 140 horas para elaboração do trabalho final, TCC. O curso acontecerá no período de 22/2/2016 a 14/3/2017 e o período de elaboração do TCC está previsto para 8/12/2016 a 14/3/2017. A especialização é coordenada por Vera Lucia Marques da Silva Marcos Besserman Vianna. 
 
 
O curso tem como objetivo qualificar o corpo discente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental. Assim como atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como à regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e por fim estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento através das suas interfaces com determinados processos de saúde-doença. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve possuir graduados com atuação ou interesse nas áreas Saúde e Saneamento Ambiental.
 
O curso está oferecendo 30 vagas e sua carga horária total é de 381 horas. O período da especialização é de 22/3/2016 a 8/12/2016. A coordenação da formação está a cargo de Rosália Maria de Oliveira e Paulo Roberto de Abreu Bruno. 
 
 
 
O curso tem como objetivo promover a construção do conhecimento no campo do Direito e Saúde desenvolvendo competências gerais e específicas através da compreensão dos conteúdos programáticos. A formação visa ainda promover o processo de educação, formação e aperfeiçoamento dos profissionais das Ciências da Saúde e Ciências Jurídicas visando criar no aluno uma compreensão geral sobre a área do Direito e Saúde, facilitando a aplicação destes conhecimentos em sua atuação profissional. Para concorrer a uma vaga o candidato deve ser uma profissional da área de saúde e direito, vinculado aos órgãos públicos e privados, relacionados com a área do Direito e da Saúde.
 
A especialização oferece 20 vagas e sua carga horária total é de 500 horas, sendo 360 horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 140 horas para a elaboração do trabalho final, TCC. O curso acontecerá entre 29/2/2016 e 14/12/2016 e o período da elaboração do TCC será de 15/12/2016 a 29/3/2017. Ele está sob a coordenação de Maria Helena Barros de Oliveira e Marise Freitas Alves. 
 
 
 
O curso tem como objetivo introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas na área da saúde pública para a sua atuação como sanitarista. Além disso, ele pretende ainda apresentar e refletir sobre conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública; capacitar o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas para os mesmos; • capacitar o aluno para aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro; e capacitar o aluno para obtenção de novos conhecimentos, através da prática da investigação científica. Para se candidatar a uma vaga o aluno deve possuir graduação e ser ligado à área de saúde ou afins.
 
Ao todo o curso está oferecendo 30 vagas e sua carga horária total é de 690 horas, distribuídas entre 576 presenciais e 114 horas para elaboração do TCC. O curso acontecerá entre 4/4/2016 e 31/8/2017, o que inclui o período de aulas teóricas (4/4/2016 a 13/12/20160) e o período de elaboração do TCC (4/4/2016 a 28/04/2017). O curso é coordenado por Gíssia Gomes Galvão e Célia Regina de Andrade. 
 
 
 
O curso tem como objetivo formar especialistas em Gestão de Hemocentro para que desenvolvam suas habilidades técnicas específicas e possam efetivar esta função como componente estratégico da gestão e operacionalização de processos de trabalho no âmbito do Sistema Nacional de Sangue (Sianasan). Os interessados devem possuir formação em nível superior e atuar ou pretender atuar na área de gestão de serviços de hemoterapia e demais instituições integrantes do Sinasan, preferencialmente possuidores de vínculo de trabalho público estável.
 
Estão sendo oferecidas 35 vagas e a carga horária total são de 540 horas. O curso está previsto para acontecer 4/4/2016 a 9/6/2017, inclui o período de elaboração do TCC que é de 6/3/2017 a 6/5/2017. A especialização é coordenada por Maria Infante e Jussara Cargnin Ferreira. 
 
 
 
O curso tem como objetivo formar especialistas capazes de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da Vigilância Sanitária, considerando o contexto da Saúde Pública e a necessidade de transformação das práticas para o alcance de maior efetividade das ações. Além disso, que contribuam para o desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético da vigilância sanitária de forma complementar, habilitando-o para atuar nos diversos níveis do sistema. Para se candidatar a uma vaga é preciso ter graduação, inserido ou não nos serviços de vigilância sanitária. 
 
O curso disponibilizou 35 vagas e sua carga horária é de 480 horas, sendo 324 horas presenciais, 36 horas a distância e 120 horas para a elaboração do trabalho final, TCC. Ele está sob a coordenação de Marismary Horsth De Seta e Catia Veronica dos Santos Oliveira e será oferecido de 4/4/2016 a 30/5/2017.
 
Edital e inscrições, até 28/1/2016, aqui.

Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

O curso busca oferecer capacitação para o planejamento, a organização e a avaliação das ações na Área de Saúde do Trabalhador na perspectiva de integrar teoria e prática através da discussão, da reflexão e da pesquisa para o enfrentamento dos problemas de Saúde/Trabalho/Ambiente.

É voltado para profissionais de nível superior completo que atuem: na área da saúde do trabalhador; no Sistema Único de Saúde (SUS); nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, incluindo Programas de Saúde do Trabalhador (PST); nas vigilâncias em saúde; nas instâncias de controle social (Conselhos de Saúde) e Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST), nos sindicatos ou organizações sociais representativas de trabalhadores; em grupos de pesquisas relacionados à saúde, trabalho e ambiente.

Ao todo estão disponíveis 20 vagas e a especialização tem carga horária total de 464 horas, distribuídas da seguinte forma: 384 horas de aulas presenciais e 80 horas para elaboração do TCC.

Edital e inscrições, até 25/2/2016, aqui.

1 comentário para "Inscrições abertas para sete cursos de especialização da ENSP"

Uma pessoa comentou esta matéria. Comente você também!

  1. THAIS VIEIRA ESTEVES

    O Curso de Especialização em SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA também já está com as inscrições abertas: http://www.sigals.fiocruz.br/pub/curso/dadosCurso.do?codU=471&codC=242

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.