Busca do site
menu

Artigo de pesquisador da ENSP propõe criação de selo de qualidade para sites de saúde

ícone facebook
Publicado em:25/11/2015
Artigo de pesquisador da ENSP propõe criação de selo de qualidade para sites de saúdeUm artigo do pesquisador da ENSP André Pereira Neto chama a atenção para a profusão de sites sobre saúde que há na internet. Ele aponta para a necessidade de se criar um selo de qualidade para garantir o acesso a informações corretas e redigidas de forma clara e compreensível. Para Pereira Neto, o fato de existirem inúmeros sites de saúde produzidos por organizações, agências ou indivíduos sem qualquer tipo de avaliação faz que muitos apresentem informações incompletas, contraditórias, incorretas ou até fraudulentas. "Mesmo se seu conteúdo for correto e atualizado, ele pode ser apresentado de forma incompreensível para o cidadão comum."
 
A necessidade de uma certificação é respaldada por Pereira Neto: "Essas informações podem atrapalhar o tratamento e prejudicar o paciente. Em outras palavras, a qualidade da informação sobre saúde na Internet é um problema sério a ser enfrentado atualmente."
 
Artigo de pesquisador da ENSP propõe criação de selo de qualidade para sites de saúdeEm seu artigo Saúde ao acalnce de um clique?, o pesquisador também relata a experiência do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade da ENSP, cujos membros - pesquisadores e moradores de Manguinhos, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) - analisaram cerca de 20 páginas ou sites sobre saúde e, a partir daí, elaboraram indicadores para avaliação de qualidade da informação em saúde. Os resultados podem ser vistos no site do LaISS
 
artigo foi publicado na edição de setembro da revista Rio Pesquisa, da Faperj.

Fonte: Faperj
Seções Relacionadas:
Artigos

Nenhum comentário para: Artigo de pesquisador da ENSP propõe criação de selo de qualidade para sites de saúde