Busca do site
menu

Pesquisa da ENSP avalia efeitos da poluição para a saúde infantil

ícone facebook
Publicado em:10/12/2015
Pesquisa da ENSP avalia efeitos da poluição para a saúde infantilCom o objetivo de avaliar os efeitos da exposição ao material particulado fino - sólidos ou líquidos suspensos no ar - nos biomarcadores (modificações biológicas que expressam a exposição e/ou o efeito tóxico de poluentes) em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, residentes na Amazônia Ocidental Brasileira durante a seca de 2012, a aluna de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Beatriz Fátima Alves de Oliveira alcançou resultados importantes. Sob orientação da pesquisadora Sandra de Souza Hacon, o estudo mostrou que a poluição do ar está associada aos diversos biomarcadores de efeito, tais como os de inflamação das vias aéreas, inflamação sistêmica e neuroinflamação, disfunção endotelial, coagulação, aterosclerose, sistema nervoso autônomo e aqueles usados para identificar danos de DNA.
 
A pesquisa também revisou as pesquisas publicadas entre 2009 a 2012 sobre biomarcadores de exposição e efeito usados para identificar potenciais mecanismos de atuação de poluentes atmosféricos, além de avaliar a influência de fatores demográficos, sociais, econômicos, ambientais, genéticos e de saúde nas concentrações séricas de biomarcadores de desbalanço redox  em um grupo de crianças e adolescentes expostas a poluentes atmosféricos na Amazônia Ocidental Brasileira.
 
Em sua dissertação de mestrado produzida em 2011, Beatriz trabalhou com um tema semelhante ao do doutorado: avaliar o risco da exposição em crianças de 6 a 14 anos residentes em Tangará da Serra, município localizado na região Subequatorial da Amazônia Brasileira, em 2008. Segundo ela, a exposição às frações finas de material particulado foi associada ao aumento das internações hospitalares por doenças do aparelho respiratório e cardiovascular em crianças e idosos.
 
Sobre a autora
 
Beatriz Fátima Alves de Oliveira é graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2007), com mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (2011). Ela é pesquisadora colaboradora de projetos com ênfase na exposição a agentes químicos, físicos e biológicos e efeitos associados na saúde humana e animal, especialmente em efeitos na saúde infantil relacionados à poluição atmosférica e mercúrio. Possui experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em vigilância epidemiológica e ambiental e avaliação de risco a saúde humana.

(Foto de capa: www.midiaindependente.org)

Seções Relacionadas:
Defesas ENSP Pesquisa

Nenhum comentário para: Pesquisa da ENSP avalia efeitos da poluição para a saúde infantil