Busca do site
menu

Mestranda da ENSP apresenta projeto sobre promoção da saúde na Colômbia

ícone facebook
Publicado em:28/10/2015
Mestranda da ENSP apresenta projeto sobre promoção da saúde na ColômbiaA partir de uma avaliação do programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, a aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP Monique Padilha foi convidada a participar do I Seminário Internacional de Saúde Pública, promovido pela Universidad de Cundinamarca, da Colômbia. O encontro acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro na cidade de Girardot (Colômbia). A palestra de Monique, intitulada Determinantes sociales de la salud y de su confrontación en el território a través de las estrategias de promoción de la salud local faz parte da linha temática Determinantes sociais, sanitários e ambientais
 
A mestranda explicou que sua apresentação será baseada na experiência brasileira com os determinantes sociais no território, partindo da Estratégia da Saúde da Família e da promoção da saúde. De acordo com ela, o convite foi feito pela diretora Programa de Enfermagem da Universidade, Nohora Reys, e surgiu a partir de sua participação em uma oficina de avaliação de programas de saúde realizada na Colômbia em de 2014, juntamente com diretora da Fundação para o Desenvolvimento da Saúde Pública Colombiana (Fundesalud), Ligia de Salazar. 
 
Na ocasião, Monique apresentou seu objeto de pesquisa do mestrado, que é o Academia da Saúde - um programa do Ministério da Saúde, criado em 2011, como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.
 
Monique contou que está muito feliz em poder levar o que aprendeu e desenvolveu na ENSP e no Brasil para uma experiência ‘extramuros’. Ela explicou ainda que a vontade de pesquisar este tema se iniciou quando ainda fazia o curso de residência em Gestão da Atenção Básica, também da ENSP. 
 
O I Seminário de Saúde Pública traz como tema central de discussão a visão dos seres humanos em iteração com o meio ambiente - um caminho para alcançar o desenvolvimento e equidade em saúde; e foi organizado pela Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Ciências Agropecuárias, Departamento de Pesquisa, o Departamento de Extensão Universitária, e o Sistema de Internacionalização da Universidade de Cundinamarca. 
 
Monique é enfermeira, especialista em Gestão da Atenção Básica e em Estratégia de Saúde da Família, e tem experiência em atenção primária à saúde, gestão das políticas públicas e promoção da saúde. O seu de mestrado na ENSP é desenvolvido dentro da subárea de Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas de Saúde. O tema é Promoção da saúde e um olhar para o Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, cuja orientação está a cargo das professoras Cláudia Brito e Maria de Fátima Lobato.

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Mestranda da ENSP apresenta projeto sobre promoção da saúde na Colômbia