Busca do site
menu

Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

ícone facebook
Publicado em:19/10/2015

*Philippe Matta

Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e TecnologiaDesde sua primeira edição, em 2003, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). E este ano não será diferente. Vencedora do prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica em 2015, a Fundação foi reconhecida por suas iniciativas que contribuíram para tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas pelo grande público. Com a conquista, não podemos deixar de participar deste, que é considerado o maior evento de popularização da ciência no Brasil.

Em sua última edição, a Fiocruz trouxe um público total de 14.300, entre visitantes espalhados por Manguinhos, Jardim Botânico, Ciência Móvel e Brasília – responsável pela maior frequência entre as nossas unidades, com 10 mil visitantes. Neste ano, já temos contabilizadas o agendamento de quase 50 escolas para visitação no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro.

O dia 19 de outubro marca a abertura da SNCT 2015 na Fiocruz, em Manguinhos. Agendada para as 14h, a conferência de abertura tratará da percepção pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, e contará com uma palestra do vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira. Estarão presentes no dia da abertura o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Lima, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Elian e Claudia Levy, secretária geral da SBPC.

O tema da 12ª edição da SNCT, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro, é Luz, Ciência e Vida, e remete à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Os visitantes poderão conhecer e interagir com diversos experimentos, como a criação de animais, efeitos e influências da luz na vida dos animais e dos seres humanos, além de brincadeiras, filmes e leituras de livros para crianças.

Diversas unidades e setores da Fiocruz participarão das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Entre elas estão o Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal/Fiocruz), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiicruz), o Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Púbçoca (Ensp/Fiocruz), a Biblioteca de Manguinhos e a Editora Fiocruz, além também do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN). A programação completa pode ser consultada no Portal Fiocruz.

Clique aqui e leia mais. 

* Philippe Matta, Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia