Busca do site
menu

OPAS/OMS atua em diversas frentes para garantir direitos das pessoas com transtornos mentais

ícone facebook
Publicado em:16/10/2015
OPAS/OMS atua em diversas frentes para garantir direitos das pessoas com transtornos mentaisO Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado todos os anos em 10 de outubro, serve para mobilizar esforços para garantir os direitos de pessoas com transtornos mentais. Neste ano, o tema estipulado para a data pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) é “Saúde mental e dignidade”, um dos temas mais relevantes na atuação do organismo internacional.

Na defesa da inclusão política e social das pessoas com transtornos mentais e seus familiares, a OPAS/OMS trabalha em conjunto com governos, profissionais de saúde, sociedade civil e universidades para assegurar sua participação em todos os níveis de formulação de políticas públicas e da organização de serviços de saúde. Nesse sentido, a OPAS e o Ministério da Saúde brasileiro estão traduzindo para o português uma ferramenta chamada Quality Rights, que tem o objetivo de avaliar os serviços de saúde mental a partir da garantia de direitos das pessoas com transtorno mental.

A ferramenta dá dicas para avaliação da qualidade do estabelecimento, como constatar de maneira eficaz se a estrutura – alojamento, condições de higiene, qualidade da comida, ambiente acolhedor/opressor – é adequada. Da mesma forma, aborda a dinâmica de funcionamento do serviço e das atividades realizadas e aponta a melhor forma de conduzir as entrevistas com usuários, que devem ser feitas de uma forma respeitosa e que permitam obter um retrato fiel da assistência prestada no local.

A OPAS também promove uma abordagem que vai muito além do tratamento ou manejo de sintomas, ao enfatizar a autonomia das pessoas com transtornos mentais ou decorrentes do uso de álcool e drogas. A entidade desenvolve programas de treinamento para fortalecer a capacidade das famílias e profissionais de saúde em compreender e promover os direitos das pessoas com transtornos mentais, assim como incentivar a criação e o fortalecimento do apoio dados por organizações da sociedade civil.

Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: OPAS/OMS atua em diversas frentes para garantir direitos das pessoas com transtornos mentais