Busca do site
menu

Nova publicação trata de planejamento, política e gestão em saúde

ícone facebook
Publicado em:14/10/2015
Nova publicação trata de planejamento, política e gestão em saúdeFoi lançado recentemente o livro Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde: abordagens e métodos de pesquisa. A publicação, organizadas pelas pesquisadoras da ENSP Creuza da Silva Azevedo, Cristiani Vieira Machado e Tatiana Wargas de Faria Baptista, que também é vice-diretora de Ensino da Escola, reúne alguns dos principais nomes da área de planejamento em saúde do país e apresenta um conjunto rico e diversificado de reflexões teórico-metodológicas, que resulta em contribuições fundamentais para o incremento da área. Além dessas questões, ele aborda ainda temas como o desenvolvimento de estudos e formação de pesquisadores. O livro é uma publicação da Editora Fiocruz e pode ser encontrado em livrarias e distribuidoras em várias localidades do país. 
 
A coletânea desafia o leitor e o convida a refletir sobre os aspectos metodológicos e analíticos relacionados ao processo de saúde, doença e cuidado em pesquisas na área de política, planejamento, gestão em Saúde (PPGS). Ela teve por base os debates surgidos em uma oficina de metodologia desenvolvida na ENSP voltada para discutir o estado da arte das pesquisas na área de PPGS.
 
O livro é dividido em três partes e analisa os desafios metodológicos em pesquisas do campo da saúde coletiva; aborda a questão da multidisciplinaridade e de como os estudos em saúde coletiva têm dialogado com outras áreas de conhecimento (como a história, a ciência política, a filosofia, a sociologia, entre outras); e traz reflexões sobre questões tais como o lugar da saúde nas relações internacionais, a promoção da saúde, a produção acadêmica relacionada à gestão do trabalho e da educação em saúde e, por fim, o acesso a medicamentos.
 
Na primeira parte da publicação Desafios do campo e da área, pesquisadores de diferentes instituições de pós-graduação em saúde coletiva analisam os desafios metodológicos em pesquisas do campo da saúde coletiva. Já a segunda parte, denominada Abordagens teórico-metodológicas, apresenta cinco capítulos que mostram como a área pode se beneficiar de métodos tão distintos quanto os oriundos de disciplinas como a história, a ciência política, a filosofia, a psicanálise e a sociologia, entre outras. A terceira e última parte, Temas específicos, expõe reflexões sobre questões tais como o lugar da saúde nas relações internacionais, a promoção da saúde, as bases teórico-metodológicas e a produção acadêmica relacionada à gestão do trabalho e da educação em saúde e, por fim, o acesso a medicamentos.
 
Os textos reunidos nesta coletânea reafirmam a vocação multidisciplinar e pluralista da saúde coletiva, condição imprescindível para uma compreensão mais abrangente e dinâmica de aspectos sociais e políticos relativos à saúde. O livro abre espaço para a reflexão sobre os modos de produzir conhecimento e é direcionado não apenas a pesquisadores e especialistas, mas também a alunos do campo da saúde coletiva, gestores e trabalhadores da saúde e demais profissionais interessados nas questões relativas às políticas, planejamento e gestão em saúde.
 
O livro foi lançado durante o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva , realizado em Goiânia (GO).
 
* com informações da Editora Fiocruz

Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Nova publicação trata de planejamento, política e gestão em saúde