Busca do site
menu

Evento destaca os papéis da saúde e comunicação para uma vida melhor nas cidades

ícone facebook
Publicado em:17/06/2015

Evento destaca os papéis da saúde e comunicação para uma vida melhor nas cidadesSaúde Urbana: uma vida melhor nas cidades será o tema do DSSA Debate desta quinta-feira (18/6), em mais uma iniciativa promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) para celebrar o Mês do Meio Ambiente. O encontro, marcado às 9 horas, na sala 410 da ENSP, receberá o jornalista Agostinho Vieira, criador do blog Economia Verde no site do jornal O Globo, e a pesquisadora do departamento de Urbanismo da UFF, Lúcia Capanema. Os palestrantes destacarão os fatores que influenciam a saúde urbana, os principais desafios da sustentabilidade no Brasil e no Mundo, a forma como afetam a saúde e o tratamento dado pela imprensa ao tema, além dos diferentes discursos sobre a cidade saudável. O DSSA Debate será coordenado pelo jornalista Filipe Leonel, da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP, e terá a pesquisadora Simone Cynamon (DSSA) como debatedora.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a urbanização é uma das principais tendências mundiais do século 21 que tem um impacto significativo na saúde. A estimativa da OMS é que até 2050 mais de 70% da população mundial viva nas cidades, o que trará forte interferência na governança urbana, nas características da população, no ambiente natural e construído, além dos serviços de gestão de emergência de saúde, segurança alimentar, dentre outros. “Tendo em vista todas as implicações advindas da saúde urbana, temos noção que a informação e a comunicação não podem ter papel coadjuvante nessa questão. Eles devem assumir papel central nessa questão e pretendemos direcionar nosso debate para esse campo”, frisou a debatedora do evento.

A apresentação da pesquisadora Lúcia Capanema terá participação dos alunos Cássia Rodrigues Silva, que falará sobre Uma matriz de sustentabilidade sistêmica para instituições e Frederico Damásio, que abordará a Legitimação das intervenções urbanas através da mídia. “Pretendemos discutir, de fato, qual é o papel da comunicação para uma vida melhor nas cidades e contribuir para ampliação desse debate na academia”, afirmou o coordenador da mesa.

Confira o currículo dos palestrantes:

Agostinho Vieira

Jornalista há mais de 30 anos. Atuou como repórter de cidade e de política, editor e diretor. Participou da cobertura de várias eleições, bem como acompanhou de perto alguns dos momentos mais importantes da história recente do Rio e do Brasil. Como editor, em 1994, ganhou o prêmio Esso de Jornalismo, junto com Edgar Arruda e Elenilce Bottari. Também recebeu um prêmio da Society of Newspaper Design, em 1998.

Durante sua trajetória como diretor, cursou pós-graduação em Gestão de Negócios, no Insead, na França. Agostinho também é pós-graduado em Gestão Ambiental, pela Coppe/UFRJ. Criador do blog Economia Verde no site do jornal O Globo, além de colunista do referido jornal. Atualmente trabalha na construção de um novo site sobre sustentabilidade e economia colaborativa, que será lançado em agosto.

Lúcia Capanema

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em City And Regional Planning - Memphis State University (1992), doutorado em Regional Planning - University Of Illinois At Urbana Champaign (1999) e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR-UFRJ (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Multidisciplinar e em Métodos e Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento comunitário, revitalização urbana, movimentos sociais e conflitos urbanos, teoria do planejamento, desenvolvimento sustentado, paisagem e planejamento do turismo.

Serviço:
Saúde Urbana: uma vida melhor nas cidades
Dia: 18/6
Horário: 9 horas
Local: Sala 410 / 4º andar do prédio da ENSP
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Manguinhos
Entrada franca

Evento destaca os papéis da saúde e comunicação para uma vida melhor nas cidades


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Evento destaca os papéis da saúde e comunicação para uma vida melhor nas cidades