Busca do site
menu

ENSP explora questões necessárias para a sustentabilidade

ícone facebook
Publicado em:03/06/2015

ENSP explora questões necessárias para a sustentabilidadeAquecimento global, queimadas, derretimento de geleiras, calor ou frio excessivos, além de muitos outros fatores naturais, têm despertado em milhares de pessoas uma consciência ambiental, na qual elas enxergam a necessidade de se preservar o meio ambiente, para evitar e reduzir catástrofes resultantes das ações dos próprios humanos. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca sempre foi uma instituição que tem em seus pilares conceitos de preservação ambiental, sustentabilidade e, consequentemente, a preocupação com o futuro das gerações. E agora em junho - mês do Meio Ambiente -, a ENSP discutirá temas que envolvem a reflexão sobre o modelo econômico atual, excludente e concentrador de renda, e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. Sustentabilidade: o equilíbrio necessário é o tema central de uma série de atividades programadas, que terá início na terça-feira, 9 de junho, com a mesa-redonda Viver consciente: o consumismo e seus impactos, marcada para 9 horas, na sala 410. Confira a programação completa em anexo, lembrando que todos os eventos são abertos ao público, sem a necessidade de inscrição.

Entre os eventos, estão programados três encontros do DSSA Debate (9, 18 e 26/6), um espaço estratégico para discussão de temas referentes ao saneamento e ao meio ambiente com implicações na saúde pública. Nas palestras, serão abordadas questões de modelo de consumo, saúde urbana e direito humano de acesso a água. A Escola abrigará ainda, no dia 11/6, o Espaço Aberto, ambiente de alternativas para o equilíbrio, onde será discutido nosso modelo de vida, oferecendo a oportunidade de conhecer maneiras diferentes de produção e consumo, regado com atividades culturais.

Confira a programação completa em anexo, lembrando que todos os eventos são abertos ao público, sem a necessidade de inscrição.

* 9 de junho
DSSA Debate - Viver consciente: o consumismo e seus impactos
Coordenação: Clementina Feltmann – DSSA/ENSP
Expositores:
Elen Pacheco - IMA/UFRJ - Os impactos dos plásticos à sociedade
Marcelo Guimarães Araújo - ENSP/Fiocruz - Consumo e produção sustentáveis

Horário: 9 horas
Local: Sala 410 do prédio da ENSP

* 11 de junho
Espaço Aberto: alternativas para o equilíbrio
Local: Portaria principal da ENSP (local de entrada do auditório térreo)

- Feira Saberes e Sabores Josué de Castro
Oferta de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, trazendo a oportunidade de acesso ao modelo de produção mais sustentável e de diálogo com os produtores e movimentos sociais.
Horário: 10h às 15 horas

- Livro em movimento
Evento de promoção do conhecimento e cultura para todos, com a doação e troca de livros.
Horário: 9h às 16 horas

- Ponto de inscrição das Bibliotecas Parque/Rio de Janeiro
Horário: 10h às 15 horas

- Feira de Trocas: por que acumular se você pode trocar?
Ação desenvolvida para a troca de bens e serviços, com a promoção de um espaço para integrar, conviver e refletir sobre o atual modelo de consumo.
Horário para entrega e identificação dos bens e serviços a serem trocados: 10h às 12 horas
Horário da realização das trocas: a partir das 12 horas

- Oficina do imaginário
A Oficina do Imaginário é um braço da Educação Ambiental do DSSA/ENSP. Busca sensibilizar a população do entorno da Fiocruz e municípios do Estado do Rio de Janeiro, através de palestras e oficinas voltadas para escolas, ONGs e demais entidades, formando assim, parcerias para discutir questões da saúde através do reaproveitamento dos resíduos sólidos descartados. Deste modo, o ecoartesanato vem confirmar as políticas públicas voltadas para a saúde física e mental do cidadão de forma lúdica e terapêutica.
Horário: 13 às 16 horas

- Apresentação musical de Maya Black e Virgílio dos Santos
Maya Black - Cantora dos grandes clássicos da MPB, Maya já participou de vários grupos como o Batuque Favela, que mistura samba com funk, rap e jazz.
Virgílio dos Santos - Cantor e violonista, com um vasto repertório de samba e música popular tradicional, como jongo e o calango.
Horário: 12 horas

* 18 de junho
DSSA Debate - Saúde urbana: uma vida melhor nas cidades
Coordenadora da mesa: Clementina dos Santos Feltmann – DSSA/ENSP

Horário: 9 horas
Local: Sala 410 do prédio da ENSP

* 25 de junho
Feira em Festa
Local: Portaria principal da ENSP (local de entrada do auditório térreo)
Típica festa junina promovida na Feira de Saberes e Sabores Josué de Castro, com comidinhas e oferta de alimentos produzidos de forma mais sustentável.
Horário: 10h às 15 horas

* 26 de junho
DSSA Debate - Direito humano à água e ao esgotamento sanitário
Coordenador da mesa: Hermano Castro – diretor da ENSP
Expositor:
Léo Heller - relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas e pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz

Horário: 13h30
Local: Salão internacional – 4º andar do prédio da ENSP
 

ENSP explora questões necessárias para a sustentabilidade

 

 



Nenhum comentário para: ENSP explora questões necessárias para a sustentabilidade