Busca do site
menu

ONGs pedem maior atenção e prioridade no enfrentamento da Tuberculose e do HIV/Aids

ícone facebook
Publicado em:21/05/2015

ONGs pedem maior atenção e prioridade no enfrentamento da Tuberculose e do HIV/AidsNo dia 13 de maio, representantes do movimento de luta contra a tuberculose e aids se reuniram com o Secretário Estadual de Saúde Felipe Peixoto, para discutirem a situação epidemiológica desses dois agravos, as dificuldades de acesso ao diagnóstico e tratamento e a situação crítica do Hospital Santa Maria, referência para internação de casos graves de tuberculose. A reunião com Felipe Peixoto, articulada pelo Fórum ONGs TB RJ; Grupo Pela Vidda/Niterói e o Observatório Tuberculose Brasil (OTB/ENSP/Fiocruz), teve como objetivo de garantir o apoio do secretário no enfrentamento da tuberculose e da aids no estado. O encontro também reforçou a pactuação feita entre o governo estadual, os governos municipais, conselhos de saúde e a sociedade civil, que assumiram o compromisso da execução do Plano Estratégico de Tuberculose e Aids do estado, cujas diretrizes foram aprovadas na CIB - Comissão Intergestores Bipartite de maio de 2013.

Conheça aqui as diretrizes e os pactos assumidos no Plano. Caberá à ENSP/Fiocruz, por intermédio do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), o monitoramento externo do plano.

Entre os temas debatidos na reunião estiveram: a situação epidemiológica da tuberculose e da aids no estado do Rio de Janeiro, apoio político a causa TB/HIV/Aids no estado; Plano de Comunicação TB/Aids; gestão e cronograma de funcionamento dos hospitais Santa Maria e Ari Parreiras; mecanismos de monitoramento e avaliação das metas/indicadores do plano pactuado pela SES/RJ com os 32 municípios; e o fortalecimento da gerência do Programa Estadual de Combate à Tuberculose (PCT/SES/RJ).

Ao final do encontro, o secretário Felipe Peixoto empenhou seu apoio pessoal e de todo o staff da SES no andamento dos processos políticos, técnicos e financeiros envolvidos na pactuação e garantiu prioridade no enfrentamento das duas patologias no estado.
 

ONGs pedem maior atenção e prioridade no enfrentamento da Tuberculose e do HIV/Aids


Estiveram presentes à reunião: Felipe Peixoto, Secretário Estadual de Saúde (SES/RJ); Carlos Basilia, Observatório Tuberculose Brasil e Parceria Brasileira contra a Tuberculose; Inácio Queiroz, Fórum ONGs TB RJ e Grupo Pela Vidda/Niterói; Otávio Porto, CRPHF/ENSP/Fiocruz; Alexandre Chieppe, Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental SES/RJ; Hellen Miyamoto, Subsecretária de Vigilância em Saúde; Rachel Rivello e Mônica Almeida, Subsecretaria de Atenção à Saúde, SAS/RJ.

* Carlos Basilia - Observatório Tuberculose Brasil (ENSP/Fiocruz)


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: ONGs pedem maior atenção e prioridade no enfrentamento da Tuberculose e do HIV/Aids