Busca do site
menu

Especial destaca ações da Fiocruz no combate à dengue

ícone facebook
Publicado em:08/05/2015
Especial destaca ações da Fiocruz no combate à dengueO aumento do número de casos de dengue no Brasil continua preocupante: segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, de janeiro até meados de abril de 2015, foram notificados quase 746 mil novos registros da doença em todo o país. A região Sudeste concentrou o maior número (mais de 489 mil casos) de notificações de dengue, seguida das Nordeste (mais de 97 mil), regiões Centro-Oeste (pouco mais de 85 mil), Sul (mais de 46 mil) e Norte (aproximadamente 27 mil). No combate a dengue, o trabalho efetuado na Fiocruz tem se destacado, não só na busca de meios mais eficazes para a prevenção, mas também no estudo epidemiológico e clínico da doença. Algumas das ações desenvolvidas pela Fundação foram reunidas neste especial. Nele, o leitor pode conferir o que tem sido feito nos últimos anos pelas diferentes unidades da instituição para o combate à doença. Em setembro de 2014, por exemplo, pesquisadores do Fundação também deram início a mais uma etapa do projeto Eliminar a dengue: Desafio Brasil, que visa utilizar mosquitos vetores para reduzir a transmissão da dengue. Em novembro, publicaram artigo em revista científica internacional alertando que as medidas de controle da doença no país devem ser revistas.
 
No início de maio, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou que, em relação ao mesmo período de 2014, houve aumento de 234,5% no número de casos; mas também comparou a situação deste ano à de 2013, quando, no mesmo período, 1,4 milhão de casos da doença foram registrados (em relação a 2015, houve uma redução de 48%). Ele também informou que São Paulo concentra mais da metade dos casos do país.
 
Em meio aos diversos estudos listados, existem dois lançamentos: em abril de 2015, a Fiocruz está inaugurando uma nova faixa em seu canal oficial do YouTube com o programa BiblioDiversidade. A iniciativa visa tratar de temas importantes para a saúde pública brasileira a partir de entrevistas com autores de livros da Editora Fiocruz. Na primeira edição do programa, o tema em destaque é dengue. Além disso, pesquisadores da Fiocruz lançaram o livro Dengue: teorias e práticas. Trata-se de uma coletânea que analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor saúde, abrangendo as áreas de educação, comunicação social, saneamento básico etc. 
 
Vale ressaltar que a Fundação também está investindo intensamente no combate a uma doença com características semelhantes a dengue, inclusive no que se refere a formas de prevenção: a chikungunya. Em abril de 2015, a Fiocruz reuniu profissionais de saúde em um seminário, em Campo Grande (MS), para debater procedimentos clínicos, controle e vigilância de ambas as doenças, transmitidas pelo mesmo mosquito vetor, o Aedes aegypti. Saiba mais sobre o trabalho da Fiocruz no combate à chikungunya. 
 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Especial destaca ações da Fiocruz no combate à dengue