Busca do site
menu

Unasul-Saúde propicia cooperação e integração regional

ícone facebook
Publicado em:05/12/2014
Unasul-Saúde propicia cooperação e integração regionalA saúde integrada à União das Ações Sul-americanas (Unasul), conforme explicou o aluno do mestrado profissional em Saúde Pública da ENSP Wilson Neves, se apresenta como uma possibilidade de organização do bloco no sentido de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde, à vigilância epidemiológica, à medicamentos e ao desenvolvimento de recursos humanos pautados pelos determinantes sociais. De acordo com ele, a institucionalidade elaborada pelos dirigentes da Unasul e da Unasul-Saúde contribuiu para que fossem criados meios, instâncias e equipes técnicas que proporcionassem um diálogo crescente, integrado e permanente, sendo possível, assim, difundir um sentimento de cooperação e de integração entre os Estados sul-americanos. 
 
Ainda segundo Wilson, a Unasul-Saúde inova, pois trabalha com o intuito de envolver todos os países com diferentes agendas de maneira simultânea. “Sua criação foi também um ato de coragem, na medida em que os Estados-membros dessa organização internacional são todos países em desenvolvimento, com sérias diferenças estruturais, econômicas, sociais, culturais e de sistemas de saúde.”, opinou o aluno.
 
O trabalho elaborado por Wilson teve como objetivo investigar o desenvolvimento do processo de integração regional ocorrido na América do Sul, tendo a saúde atuado como elemento colaborador desse processo de integração, no período de 2008 a 2013, por meio do Conselho Sul-Americano de Saúde, também conhecido por Unasul-Saúde, instância pertencente à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), com o objetivo central de fomentar um espaço de integração da saúde na região.
 
Em termos metodológicos, o estudo constatou a dificuldade em se obter dados sobre as dimensões da saúde na integração regional. Também não foi possível detectar por meio dos documentos uma aproximação com a sociedade civil, como também um diálogo entre a Unasul-Saúde e os outros conselhos. Na opinião do aluno, isso aponta para a necessidade de maior empenho na integração regional, tendo a saúde como elemento de integração, com a necessidade de um empenho maior por parte dos Estados-Membros e das instâncias do setor de saúde para enfrentar as iniqüidades e as assimetrias da região.
 
Unasul-Saúde propicia cooperação e integração regionalPara a pesquisa, o aluno buscou fazer uma análise a partir dos documentos expedidos pela Unasul, que envolvessem a área da saúde, e da Unasul-Saúde, disponíveis nos sites da Unasul, Unasul-Saúde e do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde (Isags), fruto das reuniões que envolveram os ministros, delegados, comitê coordenador, secretaria geral, presidência pro tempore e grupos técnicos.
 
Foram considerados, reunidos e analisados na pesquisa todos os documentos que abordaram conteúdo relacionado à temática da saúde produzidos no período de 2008 a 2013. “Uma dificuldade apresentada foi que embora todos os documentos estejam disponibilizados na internet, muitas vezes não estão organizados de forma clara e se apresentam de maneira muito sucinta sobre as discussões nas esferas da Unasul-Saúde.”, comentou. Apesar disso, segundo ele, a partir da pesquisa documental e histórica foi possível reconhecer as características da Unasul e da Unasul-Saúde, assim como o funcionamento e suas instâncias.
 
Ao analisar a institucionalidade da Unasul-Saúde, destacou-se um enfoque que procura criar políticas de saúde para enfrentar as necessidades da região, face às doenças, questões dos medicamentos e formação de recursos humanos. Ao mesmo tempo, conforme observado no estudo do aluno, a Unasul-Saúde também tem buscado de maneira preponderante criar estruturas institucionais que deem suporte a essa demanda de projetos necessários à região sul-americana. No entanto, a partir das análises desses documentos, conforme expôs Wilson, foi constatado que o processo se encontra mais lento do que o desejável. “A Unasul e a Unasul-Saúde ainda encontram-se em ‘fase inicial’ de implementação de ferramentas e de criação de estruturas necessárias para que se realize a integração regional sul-americana.”, concluiu o aluno.
 
Sobre o autor
 
Wilson Lopes Neves Junior graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui especialização em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua dissertação de mestrado em Saúde Pública O processo de integração regional sul-americano no âmbito da saúde: o caso da Unasul-Saúde (2008-2013) foi defendida na ENSP, sob orientação do professor Gustavo Corrêa Matta, no dia 7 de novembro de 2014.

Seções Relacionadas:
Defesas ENSP Pesquisa

Nenhum comentário para: Unasul-Saúde propicia cooperação e integração regional