Busca do site
menu

Alunos defendem trabalhos em curso sobre alimentação e nutrição

ícone facebook
Publicado em:27/08/2014
Alunos defendem trabalhos em curso sobre alimentação e nutriçãoO uso de mídias locais, como o rádio, para ações de alimentação e nutrição; rodas de conversa sobre amamentação com as indígenas Maxakali; ações para prevenção da obesidade entre crianças, adolescentes, adultos e idosos; arte educação nas escolas e nos serviços de saúde para promoção de hábitos e alimentação saudáveis; combate a anemia e a desnutrição. Esses são temas de alguns trabalhos finais dos 141 alunos do curso de especialização em Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que estão fazendo a defesa dos TCCs na Fiocruz Brasília.
 
Oriundos de todas as regiões do país, os estudantes do curso à distância ocupam desde ontem (25/08) os espaços da Escola de Governo em Saúde (EGS) e corredores externos da Fiocruz Brasília. Expõem em pôsteres e defendem nas bancas examinadoras os  trabalhos que abordam práticas e ações de equipes de saúde em seus territórios de atuação. São profissionais de saúde que atuam em secretarias municipais e estaduais de saúde e, no âmbito federal, no Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Resultante de convênio entre a Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e a Fiocruz, por intermédio da ENSP e do Palin - Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília, o acordo prevê a formação de 800 especialistas, sendo 400 em Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e outros 400, em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica.  Semana passada, aconteceu na ENSP a defesa dos trabalhos da turma da Atenção Básica. 
 
Denise Oliveira, coordenadora do Palin da Fiocruz Brasília, explicou que em fins de 2014 ou inicio de 2015 deverão ser abertos editais para novas turmas de especialização nas duas áreas de conhecimento uma vez que a legislação proíbe divulga-los no período eleitoral.  Acrescentou que será feita uma avaliação do resultado dos primeiros cursos visando o aperfeiçoamento dos próximos.
 
Patrícia Jaime, Coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, destacou que o acordo MS/Fiocruz observa a sexta diretriz da PNAN, que prevê a qualificação da força de trabalho do Sistema único de Saúde – SUS. 
Fonte: Fiocruz Brasília / Fernanda Miranda
Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Alunos defendem trabalhos em curso sobre alimentação e nutrição