Busca do site
menu

Profissionais de saúde participarão de oficina sobre hanseníase

ícone facebook
Publicado em:26/08/2014
Na quinta-feira, dia 28 de agosto, profissionais de nível superior da área de saúde e profissionais do Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias) - Escola Manguinhos realizam uma oficina de Hanseníase, no auditório do Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz. A atividade ocorrerá das 13h30 às 17h e terá palestras a respeito dos sinais e sintomas da doença, além de apresentar um panorama desse agravo no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Confira a programação abaixo.
 
Temas e palestrantes:
 
- Panorama rápido da Hanseníase no Brasil e no estado do Rio de Janeiro - estratégias atuais para eliminação: Dra Rilza Rilza Beatriz Gayoso de Azeredo Coutinho, representante da Secretaria Municipal de Saúde.
 
- Sinais e Sintomas da Hanseníase que não podem passar despercebidos: Dr. Jose Augusto Nery, do Laboratório de Hanseníase do Ambulatório Souza Araújo.
 
- Dicas do comprometimento nervosos da hanseníase: Lilian Pinheiro, fisioterapeuta do Ambulatório Souza Araújo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
 
Moderador: Dr Ziadir Coutinho, dermatologista do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria
 
A doença
 
A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
 
Os principais sintomas e sinais são manchas esbranquiçadas, vermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade, área de pele seca e com falta de suor, área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas e área da pele com perda ou ausência de sensibilidade.
 
O diagnóstico
 
O diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados no exame de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Em raros casos será necessário solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica.

 

Fonte: Teias-Escola Manguinhos / Annalu Silva
Seções Relacionadas:
Assistência Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Profissionais de saúde participarão de oficina sobre hanseníase