Busca do site
menu

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realiza oficinas pedagógicas durante a Reunião da SBPC

ícone facebook
Publicado em:22/07/2014
Ariane Mondo
 
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo da Fiocruz, participa da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), oferecendo oficinas pedagógicas para professores do ensino básico de Rio Branco. Na capital do Acre os minicursos terão duração total de oito horas e serão oferecidos para duas turmas, no período de 23 a 26 de julho de 2014 na Universidade Federal do Acre (UFAC).
 
Os profissionais que ministrarão as oficinas da Olimpíada em Rio Branco são: Cristina Araripe, coordenadora nacional da OBSMA e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz); Rita Bacuri, coordenadora da Regional Norte da OBSMA e pesquisadora do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (CpqLMD/Fiocruz Amazônia); Inez Sodré, coordenadora executiva da OBSMA e Ariane Mondo, assessora de comunicação da OBSMA e documentarista.
 
A participação da Olimpíada na SBPC deste ano está planejada no calendário do projeto das oficinas pedagógicas da OBSMA, que conta com o apoio do CNPq e prevê que minicursos e oficinas sejam oferecidos a professores da rede básica de ensino por uma equipe multidisciplinar de profissionais. As cidades de Petrópolis, Palmas, Brasília e Sobral (CE) já receberam esse projeto da OBSMA neste ano e estão previstas ainda três oficinas em cidades a definir.
 
As oficinas pedagógicas da OBSMA são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual, que são as três modalidades da OBSMA. As oficinas são pensadas como uma ação para sensibilizar professores de diversos lugares no Brasil, ao diálogo que pode haver entre a educação e os temas saúde e meio ambiente.
 
O período de inscrições da sétima edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente segue até o dia 31 de julho de 2014. Informações e inscrições no site oficial: www.olimpiada.fiocruz.br.
 
Mostra Olímpica itinerante acontece na UFAC juntamente com outras ações da Fiocruz na SBPC 2014
 
Paralelamente aos minicursos, a OBSMA também estará em Rio Branco com a Mostra Olímpica, que traz uma compilação dos trabalhos premiados na última edição da Olimpíada. Um vídeo com um resumo dos trabalhos premiados e banners com os destaques nacionais da 6ª OBSMA estarão expostos no Circo da Ciência, em parceria com a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência. Além disso, materiais de divulgação da Olimpíada estarão expostos no estande da Fiocruz durante toda a SBPC. A mostra olímpica acompanha as oficinas pedagógicas da Olimpíada na itinerância pelo Brasil e também é realizada com o apoio do CNPq.

Fonte: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realiza oficinas pedagógicas durante a Reunião da SBPC